Título: Software vitamina campanha na web
Autor: Eliane Sobral
Fonte: Valor Econômico, 21/03/2006, Empresas &, p. B4

Publicidade

Com apenas três anos de vida, a consultoria Exceda, especializada em telecomunicações, internet e tecnologia da informação, tem planos ambiciosos para o futuro próximo que passam pela publicidade na internet. A empresa quer encerrar 2006 com faturamento pelo menos três vezes maior do que o registrado em 2005 - de R$ 12 milhões. A chave para alcançar o objetivo é um software desenvolvido no Massachusset Institute of Technology (MIT) e batizado de Akamai cujos direitos de exploração no Brasil foram adquiridos pela Exceda. E o que esse software de nome japonês, desenvolvido nos Estados Unidos e utilizado por uma consultoria brasileira tem a ver com publicidade? "A solução permite que a navegação por uma página da internet torne-se muito mais rápida, o que dá ao anunciante a possibilidade de utilizar recursos mais sofisticados numa campanha publicitária na web", explica o diretor e fundador da Exceda, Cláudio Marinho. Segundo Marinho, a Akamai nome do software e da empresa que o desenvolveu - mantém cerca de 16 mil servidores atuando junto aos principais provedores de internet no mundo todo - o que quer dizer, segundo ele, que cerca de 20% do tráfego mundial da internet passa pelos seus servidores. "Quando o internauta acessa uma página que tenha o Akamai, ele vai direto para a página, sem passar por todo o tráfego da rede", completa o empresário acrescentando que a solução oferece ganho de escala e melhora a performance de quem tem página na internet. Pelas contas de Marinho, a solução melhora no mínimo em 60% o tempo de navegação em um página. O vice-presidente de tecnologia e projetos da AgênciaClick, especializada em publicidade on-line, Abel Reis, calcula um incremento de 15% nos custos de uma campanha publicitária na internet que use o recurso Akamai para aumentar a facilidade de navegação em seu site. "Mas é um custo que vale a pena principalmente para quem quer fazer uma campanha mais sofisticada, com a utilização de muita imagem e até vídeo". Claudio Marinho diz que a Exceda tem hoje 50 clientes, entre eles, a AgênciaClick, provedores de internet, entre outros. Desde sua fundação, há três anos, a empresa já investiu US$ 5 milhões.