Título: BB amplia serviços de banco pelo celular
Autor: Tais Fuoco e Maria Christina Carvalho
Fonte: Valor Econômico, 24/03/2006, Finanças, p. C3
Canais de Atendimento Cliente poderá pagar contas, transferir recursos e até pegar crédito pelo telefone
O Banco do Brasil (BB) anunciou, ontem, a ampliação do leque serviço de banco pelo celular (mobile banking), além da mera consulta a saldos e extratos de conta corrente e poupança. Informou ainda ter fechado acordo com as principais operadoras da telefonia celular, responsáveis por 99% da base de usuários de aparelhos ativos, que somavam de 88 milhões em fevereiro. O serviço de banco por celular do BB possui, atualmente, cerca de 170 mil usuários regulares. A expectativa é esse número cheque a 3 milhões de usuários até o início de 2007. Na fase de teste-piloto do serviço foram realizadas aproximadamente 500 mil operações bancárias por mês. Depois da expansão dos serviços, o número de operações saltou para 950 mil. O potencial imediato de usuários para o auto-atendimento BB pelo celular é de 6 milhões de correntistas pessoa física - são esses os clientes, de uma carteira total de 22 milhões, que já possuem senhas de acesso ao banco pela internet. O presidente do BB, Rossano Maranhão, conta com o telefone móvel para ampliar a base de cliente e reduzir os custos. "A conveniência de poder usar o celular para as operações deve atrair um número ainda maior de novos clientes", disse Maranhão. A base de clientes cresce ao ritmo de 1 milhão por ano. Além disso, o celular permite p atendimento do cliente de um modo mais barato. Atualmente, 90% das operações do BB são feitas "fora dos caixas", sendo 50% por meio das máquinas de auto-atendimento (ATM) e 30% pela internet. A redução de custos vem sendo perseguida pelo Banco do Brasil. O índice de eficiência, que mede a relação entre despesas e receitas. Portanto, quanto menor, melhor. Ele ficou em 48,1% no quarto trimestre de 2005, seis pontos a menos do que os 54,2% de igual período de 2004. Mas, havia caído até 47,5% no terceiro trimestre e subiu no final do ano. Com a ampliação dos serviços, o cliente do BB poderá, pelo celular, realizar de empréstimo pessoal até pagamento de títulos de cobrança e contas de concessionárias de serviços públicos pelo aparelho. Transferências entre contas do BB, transferências para outros bancos (DOC e TED) e recarga de pré-pagos também passarão a ser feitas. Não há cobrança de taxas para o acesso aos serviços financeiros via celular. Mas serão cobradas tarifas pelas operações realizadas iguais às das feitas nas ATM. Ainda não estão integradas as operadoras CTBC, que já assinou acordo, mas está na fase de testes, e a Sercomtel, do Paraná, que ainda está em negociação. O BB não informou o valor investido no projeto, que vem sendo desenvolvido desde 2003. O primeiro acordo do BB com operadoras foi em setembro daquele ano, com a Oi, do grupo Telemar. Agora, o banco conseguiu fazer a interface com o cliente independentemente da tecnologia ou do tipo de celular que ele use. O Banco do Brasil informou também que prepara a criação de linhas de financiamento para facilitar a aquisição de celular. O banco estuda em conjunto com as operadoras qual a melhor forma de oferecer o crédito. "Isso também é um movimento de bancarização", afirmou Maranhão sobre a nova alternativa de canal de atendimento. Por isso, o banco quer, com o crédito, estimular o crescimento da base de clientes de celular no país. "Já temos linhas de financiamento que poderiam ser usadas para isso, mas queremos ouvir as operadoras para criar as melhores condições", comentou. Segundo Maranhão, serão linhas "bastante atrativas" para o consumidor. O gerente-executivo de Mobile Banking do BB, Raul Moreira, explicou que o banco usou três diferentes tecnologias para dar maior segurança nas operações dos usuário. Além da senha da internet para acessar a solução e realizar consultas na movimentação de conta corrente, o novo serviço do BB exige também a senha do cartão bancário. Os comprovantes das operações podem ser emitidos em qualquer um dos 40 mil terminais da rede de auto-atendimento do BB ou pela internet.