Título: Vinícola no Paraná aluga marca para crescer
Autor: Marli Lima
Fonte: Valor Econômico, 27/03/2006, Empresas &, p. B5
Vinhos
O mercado de vinhos no Paraná mostra um tipo de negócio pouco usual: o aluguel de marca. A Vinícola Campo Largo, uma das maiores fabricantes de vinho de mesa, aluga a marca Vinhos Paraná, dona de cerca de 15% do mercado paranaense e catarinense de vinhos de mesa. A produção da Vinhos Paraná, por isso, mudou de endereço. Saiu de Colombo e foi para Campo Largo, ambos municípios da região metropolitana de Curitiba. A Vinícola Campo Largo alugou a marca Vinhos Paraná por dois anos. Se atingir os objetivos traçados para ela, a marca alugada deverá representar 8% do faturamento da Campo Largo em 2008. Depois disso, existe a opção da Campo Largo comprar a Vinhos Paraná. Com o rótulo Paraná, que está sendo vendido por preço 15% menor que o da Campo Largo, esta amplia seu leque de produtos e passa a atender outras camadas de consumidores. Em 2005, a Campo Largo entrou no mercado de vinhos finos e, agora, planeja lançar frisantes. A empresa faturou R$ 48 milhões no ano passado e, para 2006, são esperados R$ 59 milhões, o que representará aumento de 23%. O aumento ocorre mesmo em um ano de produção menor - a seca reduziu a colheita de uvas no Rio Grande do Sul, de onde vem o vinho que é engarrafado no Paraná. O presidente da Vinícola Campo Largo, Giorgeo Zanlorenzi, diz que há dois anos foi procurado pelos donos da Vinhos Paraná, que queriam vender a empresa. "O valor era alto e, na época, não tínhamos interesse". Oito meses atrás, quando planejava lançar um produto mais barato, foi a vez de a empresa ir atrás da concorrente. Desde o início de março a produção mudou de mãos e o antigo parque fabril está sendo desativado. O valor da transação não foi revelado. A intenção de Zanlorenzi com o novo produto é manter o foco no Paraná e em Santa Catarina. Mas ele tem planos para o exterior e também para São Paulo, onde está "começando a caminhar", com o trabalho de três distribuidoras e o Carrefour, que virou parceiro nacional no ano passado, quando a Campo Largo vendeu ao todo 22,5 milhões de litros de vinho, volume 10% maior que em 2004.