Título: Faturamento do varejo tem alta de 5,4% no bimestre
Autor: Raquel Salgado
Fonte: Valor Econômico, 30/03/2006, Brasil, p. A6

O faturamento real do varejo na região metropolitana de São Paulo encerrou fevereiro com alta de 5,3% em relação ao mesmo período de 2005, o que representa crescimento de 5,4% no bimestre. Em relação a janeiro, contudo, houve queda de 6,6%. Os dados fazem parte da Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista (PCCV), divulgada ontem pela Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomercio). Segundo a entidade, a variação apurada em relação a fevereiro do ano passado foi puxada pelo aumento nas vendas reais dos segmentos de lojas de vestuário, tecidos e calçados (17,6%); supermercados e hipermercados (14,4%) e farmácias e perfumarias (5,7%). Os demais ramos pesquisados pela Fecomercio apresentaram queda na comparação com periodos idênticos pesquisados em 2005: lojas de eletrodomésticos e eletroeletrônicos (9,8%); lojas de móveis e decorações (9%); concessionárias de veículos (7,9%); lojas de departamentos (7,1%); lojas de materiais de construção (1%); e lojas de autopeças e acessórios (0,4%). A pesquisa revela ainda que os seguintes grupos faturaram mais no comparativo entre o primeiro bimestre deste ano e o mesmo período de 2005: supermercados e hipermercados (18%); lojas de vestuário, tecidos e calçados (17,1%); e farmácias e perfumarias (6,4%). Os segmentos que tiveram retração no bimestre foram lojas de eletrodomésticos e eletroeletrônicos (13,5%); móveis e decorações (8,8%); lojas de departamentos (8,5%); concessionárias de veículos (7,5%); lojas de materiais de construção (2,1%) e lojas de autopeças e acessórios (0,1%).