Título: Eventos e promoções movimentam R$ 20 bi em 2006
Autor: Catherine Vieira
Fonte: Valor Econômico, 30/03/2006, Empresas &, p. B4

Os eventos corporativos em alta e as datas especiais do calendário de 2006 - como Copa do Mundo e eleições - estão acelerando o setor de marketing de promoções. Neste ano, o segmento deve movimentar cerca de R$ 20 bilhões de acordo com pesquisa da Associação de Marketing Promocional (Ampro). Os dados do ano passado, segundo Elza Tsumori, presidente da entidade, ainda não estão integralmente contabilizados, mas a estimativa é de que cerca de R$ 17 bilhões tenham sido destinados a ações de promoção e marketing. "Os números são crescentes, em 2004, foram R$ 15 bilhões", diz. Os dados mostram que, em 2002 e 2003, os valores ficaram em torno de R$ 9,6 bilhões e R$ 9,9 bilhões, respectivamente. Segundo Elza, o uso de eventos corporativos como ferramenta de marketing por empresas tem alavancado outras ações promocionais relacionadas como merchandising, distribuição de brindes e outras. "O evento deixou de ser apenas um almoço ou convenção para se tornar um grande catalisador, uma forma de divulgar marca, aproximar-se do consumidor e estabelecer um contato mais emocional." Segundo levantamento da Ampro, em 2003, cerca de 77% das empresas usaram os eventos como ferramenta de marketing e em 2004, esse percentual já era de 95%, o que fez dos eventos corporativos a ferramenta mais usada, de acordo com a pesquisa. Para 2005, esperava-se um crescimento de cerca de 10% no segmento de eventos, mas em 2004, por exemplo, a modalidade cresceu quase 80%. "Além de setores que surgiram recentemente, como a telefonia celular, alguns tradicionais, como o de alimentos e bebidas, passaram a investir mais nos eventos como ferramenta de marketing", diz Elza. O fênomeno tem feito agências especializadas experimentar forte crescimento. A paulista Banco de Eventos, que atua no segmento de eventos corporativos, mais do que triplicou seu faturamento que, em 2003, era de R$ 23 milhões e no ano passado fechou em R$ 85 milhões. A empresa é responsável pela realização do camarote da Brahma, montado há 16 anos no carnaval carioca e considerado uma ação pioneira. Além da AmBev, a Banco de Eventos tem entre seus clientes Unilever e Fiat. Segundo a diretora geral do Banco de Eventos, Andréa Galasso, o salto do faturamento ocorreu já em 2004. "Foi fruto de uma grande reorganização interna e também do crescimento do mercado de eventos", diz. Segundo Andréa, setores como os de varejo, consumo e automóveis, além do financeiro, começam a investir forte em eventos. "As companhias já contratam a empresa de eventos por períodos mais longos e não apenas por trabalho , como costumava acontecer", diz.