Título: Noruegueses aprendem a vender em português
Autor: Daniela D'Ambrosio
Fonte: Valor Econômico, 03/04/2006, Empresas &, p. B1

Na Noruega, fala-se português. Sim, boa parte das pessoas envolvidas na venda de bacalhau falam a língua de brasileiros e portugueses, maiores importadores do peixe. Juntos, os dois países compraram 43 mil toneladas no ano passado - 60% do total vendido pela Noruega. Treze das 25 empresas que exportam o pescado ressaltam no site a fluência em português. Os brasileiros habituados a negociar o produto não chegam a falar norueguês. Mas enfrentam uma extenuante viagem, além de longos dias e noites - dependendo da estação - para conhecer de perto os fornecedores do cobiçado peixe. Eduardo Chiapetta, do Empório Chiapetta, Wilson Barquilla, do Pão de Açúcar, e Rodrigo Gonzalez, da La Rioja, viajam todo ano ao país nórdico. "Eu mesmo faço a inspeção do carregamento", diz Gonzalez. O país faz um forte trabalho de marketing. Criou o Conselho Norueguês da Pesca, entidade mantida pelos exportadores. No Brasil, segundo a chefe do conselho Kari Gulbrandsen, a verba para difundir o bacalhau pescado nas águas geladas do Atlântico e Pacífico Norte gira em torno de R$ 2 milhões e R$ 3 milhões. O site oficial do bacalhau da Noruega é recheado com história, esclarecimentos sobre os tipos de produto, dicas de importação e receitas, o conselho investe em mídia. Há três anos, chegaram a fazer propaganda em TV aberta. Este ano, compraram cinco inserções no programa Mais Você, da Rede Globo. A Noruega responde por cerca de 90% das exportações do peixe, também vendido pela Islândia e Portugal. (DD)