Título: Venezuela é o 9º maior comprador do Brasil
Autor: Sergio Leo
Fonte: Valor Econômico, 04/04/2006, Brasil, p. A2

Os acordos de comércio e a riqueza proporcionada à Venezuela pelos crescentes preços do petróleo puxaram o país, do 15º lugar entre os compradores de produtos brasileiros, para o 9º lugar, em março. O país presidido por Hugo Chávez comprou, no mês passado, US$ 288 milhões dos exportadores brasileiros, principalmente produtos da indústria automobilística e celulares. A Venezuela é o quarto maior comprador de automóveis brasileiros, só atrás da Argentina, do México e da Alemanha. É o principal importador de celulares e o quarto maior em autopeças. No primeiro trimestre do ano, as compras feitas pelos venezuelanos somaram US$ 704 milhões, o que garantiu ao país a décima colocação entre os principais importadores do Brasil. Os maiores importadores são, pela ordem, EUA, Argentina e China. Considerada em bloco, a União Européia seria a maior importadora, com US$ 6,48 bilhões. Os EUA, sozinhos, compraram, no primeiro trimestre, US$ 5,57 bilhões, quase 19% do total exportado no período. O desempenho do comércio exterior brasileiro em março confirmou a tendência de redução da importância dos mercados dos desenvolvidos na pauta de exportações. A UE, que absorvia 23,8% das vendas brasileiras nos primeiros três meses de 2005, passou a 22,1% no primeiro trimestre deste ano. Os EUA passaram de 21,7% para 18,9%. A China passou de 4,6% para 5,3%: os países da América Latina (excetuando-se o Mercosul) passaram de 12% para 12,8%. As vendas dos argentinos ao Brasil elevaram-se quase 24% no mês passado, para US$ 613 milhões, em comparação com março de 2005, quando ficaram em US$ 474 milhões. Foi insuficiente para reduzir o déficit comercial com o Brasil, porque as vendas brasileiras ao sócio no Mercosul cresceram 36,7%, de US$ 808 milhões, em março de 2005, para US$ 963 milhões no mês passado. Neste ano, as exportações do Brasil para a Argentina já superam em US$ 859 milhões as compras de mercadorias daquele país pelos brasileiros. Levantamento do Ministério do Desenvolvimento mostra que o número de empresas exportadoras, no Brasil, reduziu-se em 951, em 2005. A maior parte desse decréscimo ocorreu entre pequenas e médias empresas. Entre as firmas que exportaram menos de US$ 100 mil no ano passado, 2.593 estavam iniciando naquele ano vendas ao exterior, e 3.662, na maioria indústrias, deixaram de exportar. O ministério ainda pesquisa as razões da redução no número de exportadoras: entre as que abandonaram o mercado externo, muitas informaram que o fizeram por perda de competitividade. (SL)