Título: Oferta da Telefônica preocupa rivais
Autor: Talita Moreira
Fonte: Valor Econômico, 04/04/2006, Empresas &, p. B3

A Telefônica, concessionária de telefonia fixa em São Paulo, lançou no fim de semana uma promoção agressiva que combina serviços de voz, internet e televisão por assinatura. A estratégia deverá ser contestada pela Telcomp, associação das prestadoras de serviços que competem com as três concessionárias locais (Telefônica, Telemar e Brasil Telecom). O pacote da Telefônica inclui 350 minutos de ligações locais ao preço da assinatura básica de telefonia fixa, chamadas gratuitas nos fins de semana, tarifa única para longa distância e descontos nos interurbanos feitos para celulares. Os clientes também terão desconto de 30% nas mensalidades da operadora de TV Sky. A promoção vale para atuais e novos clientes do serviço de banda larga da operadora, nas cidades de São Paulo e Campinas. Os benefícios se estenderão por um ano. A operadora não revelou quantos pacotes pretende vender até o fim do mês, quando termina a oferta. Com essa medida, a Telefônica caminha em direção ao chamado "triple play" - oferta conjunta de voz, dados e vídeo -, modelo que vem sendo adotado pelas operadoras no mundo todo. Ao mesmo tempo, a empresa de origem espanhola contra-ataca a Embratel e Net, que há duas semanas lançaram juntas um serviço de voz sobre protocolo de internet. O grupo Telefónica disputa com o mexicano Carlos Slim, controlador da Embratel e da Claro e acionista da Net, a liderança no mercado de telefonia na América Latina. O presidente da Telcomp, Luís Cuza, diz que a associação deve recorrer à Anatel e aos órgãos de defesa da concorrência contra a promoção da Telefônica. "Não somos contra a oferta de pacotes, mas quando se inclui um serviço que é um monopólio, há problemas para a concorrência", afirma. Na avaliação do executivo, a Telefônica está usando a preponderância que tem na telefonia local no Estado de São Paulo - onde tem participação de 98% - para disputar os mercados de longa distância e telefonia móvel. "Vai afetar segmentos de mercado que hoje são competitivos", diz. Procurada pelo Valor, a Telefônica informou que não havia porta-vozes disponíveis para comentar o assunto ontem. Por meio da assessoria de imprensa, a Anatel declarou que ainda não foi comunicada pela Telefônica sobre o pacote. Conforme a regulamentação do setor, as operadoras têm cinco dias para informar a agência sobre promoções.