Título: Serra planeja uma Sudene revitalizada
Autor: Duarte, André
Fonte: Correio Braziliense, 29/05/2010, Política, p. 6

Tucano afirma que, se for eleito, vai comandar a Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste por seis meses, acumulando com o Planalto

Duas semanas depois de visitar Pernambuco, quando tentou afastar a imagem de inimigo do Nordeste, o presidenciável José Serra (PSDB) desembarcou ontem no Recife com uma carta na manga. No fim da festa de lançamento da candidatura de Jarbas Vasconcelos (PMDB) ao governo de Pernambuco, o tucano pediu para discursar pela segunda vez e surpreendeu ao prometer reformular a Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), cuja sede fica na capital pernambucana.

O ex-governador de São Paulo disse que, se eleito, vai acumular os cargos de presidente e de superintendente do órgão durante seis meses. ¿Vou ser o superintendente da Sudene durante seis meses. Eu sei o que ela tem que fazer e, comandando, eu vou fazê-la funcionar, porque é indispensável ter planejamento no Nordeste¿, afirmou.

Criada em 1959 no governo de Juscelino Kubitschek, a Sudene foi extinta em 2001 pelo presidente Fernando Henrique Cardoso (FHC) em meio a denúncias de corrupção e de questionamentos sobre a real efetividade do órgão. Em 2002, acabou recriada como Agência de Desenvolvimento do Nordeste (Adene) até que, em 2007, foi rebatizada com o nome original. No entanto, a avaliação que prevalece entre políticos e economistas é de que a superintendência ¿renasceu natimorta¿, pois continua esvaziada e distante de promover o desenvolvimento da região.

O evento já estava no fim quando Jarbas avisou ao público que Serra queria falar novamente. Depois do anúncio envolvendo a Sudene, o presidenciável justificou aos jornalistas que pretende comandar pessoalmente a superintendência para evitar que ela seja novamente esvaziada. ¿Eu ia anunciar em outro momento e resolvi fazer hoje. Quero refazer aquela obra da maneira original.¿

Serra também desvinculou a sua imagem da região Sudeste ao afirmar que se considerava um político de abrangência nacional. ¿Eu sempre fui, sou e continuarei sendo um político nacional, enxergando o Brasil como um todo.¿ Acrescentou que os alunos atendidos pelo Bolsa Família terão direito a bolsas de estudos válidas para cursos profissionalizantes.

O presidente nacional do PSDB, senador Sérgio Guerra, defendeu a proposta de reformulação da Sudene e disse que a ideia não tem caráter eleitoral. ¿Não é (uma medida) para ganhar votos. É para ganhar conceito. Para avançar do ponto de vista dos projetos para o Nordeste. Não é eleitoral, é real. Fazer uma Sudene que, de fato, valha a pena. Que coordene o desenvolvimento, o planejamento e os investimentos do Nordeste. Isso tem que ser feito imediatamente. Hoje, é cada um por si,¿ Jarbas Vasconcelos, por sua vez, foi mais comedido e disse que achava a proposta ¿importante¿. ¿Ele (Serra) pediu para falar comigo, mas não disse sobre o quê. A Sudene está totalmente esvaziada e ele (Serra) quer revitalizá-la.¿

Vice Questionado sobre a possibilidade de Aécio Neves (PSDB) ser o seu candidato a vice-presidente, José Serra garantiu que não há qualquer definição. ¿Eu nunca propus ou despropus a ninguém para ser vice. Esse é um assunto que a gente vai resolver tranquilamente. Temos todo o mês de junho. Acredito que antes (o nome seja escolhido).¿ Questionado sobre a possibilidade de participar da convenção do PSDB com o candidato a vice definido, o presidenciável foi lacônico: ¿Pode ser que vá, pode ser que não vá¿.

Antes do evento, no entanto, o ex-governador de São Paulo afirmou que ¿a pior coisa é ter um vice que faz aporrinhação¿. Em seguida, elogiou a postura do senador Marco Maciel (DEM-PE), que, de acordo com palavras do próprio Serra, exerceu o cargo no governo Fernando Henrique Cardoso com discrição, cooperação e relação sólida de confiança.

O número representatividade 6.208.463 Quantidade de eleitores registrados em Pernambuco. Só na capital, Recife, há 1,1 milhão de votos em disputa.

O número 4,63% Percentual de Pernambuco no total de eleitores no país. É o sétimo maior colégio eleitoral do país. Perde para São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia, Rio Grande do Sul e Paraná.

Colaborou Igor Silveira

Comente esta reportagem na versão publicada no site do Correio Braziliense

Críticas na Bolívia

O Ministério das Relações Exteriores da Bolívia voltou a criticar as declarações de José Serra de que o governo daquele país poderia ser cúmplice do contrabando de cocaína para o Brasil. De acordo com a chancelaria boliviana, as afirmações do tucano poderiam ¿ser atribuídas provavelmente à intenções político-eleitorais de absoluta incumbência de sua candidatura¿ e foram ¿desaprensivas¿ (palavra utilizada para ¿irresponsáveis¿, ¿imorais¿ ou ¿inescrupulosas¿) porque ¿fariam alusão a nosso país em relação ao tráfico ilegal de drogas¿.

No comunicado, ¿como tais afirmações não refletem a realidade, o Ministério das Relações Exteriores manifesta que os governos da Bolívia e do Brasil estão realizando ações conjuntas na luta contra o flagelo do narcotráfico, no marco da Segunda Estratégia de Cooperação entre a polícia da Bolívia e a Polícia Federal do Brasil, conforme a responsabilidade compartilhada que existe neste assunto¿.

A nota divulgada sustenta ainda que o governo em La Paz ¿ratifica o compromisso assumido de luta contra o tráfico ilícito de drogas, o mesmo que se reflete através dos resultados obtidos, em coordenação com os organismos internacionais especializados no assunto¿. Em Recife, Serra disse que a reação da Bolívia às suas críticas não vale uma nota de R$ 3.