Título: País é "imbatível" em energia alternativa, diz Lula
Autor: Paulo de Tarso Lyra
Fonte: Valor Econômico, 25/04/2006, Brasil, p. A2

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comemorou, ontem, durante o programa de rádio Café com o Presidente, a auto-suficiência do Brasil na produção de petróleo. Lula, que participou de cerimônia especial no Rio, sexta-feira, na Plataforma P-50 da Petrobrasempresa>, afirmou que o país agora deve ter ainda mais orgulho da empresa de energia brasileira. "A auto-suficiência significa que nós agora somos donos do nosso nariz", disse Lula.

O presidente aproveitou para provocar os pessimistas que, segundo ele, criticavam a Petrobras desde a sua fundação, em 1953, apostando que a empresa não daria certo. Lula incluiu os críticos no mesmo rol daqueles que diziam que o atacante de futebol Ronaldo não voltaria a jogar após uma cirurgia que fez no joelho ou que o ex-jogador Zico não seria capaz de jogar por ser franzino. "Esses pessimistas são vencidos com a realidade. Qual é o dado concreto hoje? É que a Petrobras conseguiu o seu intento, o intento que o povo brasileiro buscou durante cinqüenta anos: ser auto-suficiente", ressaltou o presidente.

Lula expôs no programa a emoção que sentiu durante a cerimônia que colocou efetivamente a Plataforma P-50 em funcionamento. "Eu acredito que ser brasileiro, conhecer a história da Petrobras e viver o 21 abril de 2006 como eu vivi, eu acho que é uma dádiva de Deus." Lula lembrou que a Petrobras é uma paixão nacional justamente por ser uma empresa que busca melhorar sempre ao longo dos últimos 50 anos, tanto tecnologicamente quanto com investimentos no aperfeiçoamento dos profissionais.

Lula citou ainda no programa de rádio os demais investimentos feitos pelo governo federal na busca de fontes alternativas de energia, como a eólica, o biodiesel e fortalecimento do Pró-Alcool. "Nisso o Brasil é imbatível. Nós temos todas as condições. Nós temos terra, nós temos trabalhadores, nós temos conhecimento científico e tecnológico", afirmou.

O presidente acredita que o país não vai perder mais essa oportunidade de inserir-se no rol dos países desenvolvidos. "O Brasil, que jogou fora a chance do século XIX, o Brasil que não aproveitou a chance do século, não desperdiçará o século XXI. Nós vamos nos transformar numa grande potência econômica. E essa grande potência econômica passa por sermos uma potência no campo da energia", disse Lula.