Título: Comércio eletrônico avança rapidamente
Autor: Ricardo Cesar
Fonte: Valor Econômico, 05/04/2006, Empresas &, p. B3

Estudo da FGV-Eaesp mostra que as transações realizadas eletronicamente apresentaram forte crescimento no Brasil em 2005. Segundo o trabalho "Comércio Eletrônico no Mercado Brasileiro" as vendas on-line entre empresas responderam por 19,6% do volume total transacionado entre companhias no país, ou cerca de US$ 50 bilhões. Trata-se de um crescimento de 98% em comparação com os 9,92% registrados em 2004. Já os negócios eletrônicos entre empresas e consumidores aumentaram 77% no período, saindo de 4,22% do total do varejo brasileiro em 2004 para 7,45% em 2005. No entanto, os investimentos em ferramentas de comércio eletrônico não se ampliaram de forma significativa. Na média, 1,02% da receita líquida das companhias pesquisadas é destinada a projetos na área. Os aspectos que as empresas consideram mais importantes dentro do comércio eletrônico são segurança e privacidade, seguidos da possibilidade de melhorar o relacionamento com os clientes. As formas de comércio eletrônico mais empregadas pelas companhias nacionais ainda são aquelas consideradas mais simples. Sistemas complexos de pagamento on-line por enquanto não são utilizados em larga escala, já que exigem investimentos altos em tecnologia e, em alguns casos, mudanças ao longo de toda a cadeia de valor. A pesquisa mostra que o comércio eletrônico é percebido como um diferencial competitivo pelas companhias nacionais. (RC)