Título: MasterCard aposta nas pequenas empresas
Autor: Altamiro Silva Júnior
Fonte: Valor Econômico, 05/04/2006, Finanças, p. C2

Com a saturação do mercado de cartões de crédito para pessoas físicas de alta renda, a MasterCard resolveu apostar, além da baixa renda, nas pequenas e médias empresas. "A pequena empresa é um segmento ainda bastante inexplorado e com alto potencial", diz Regina Rocha, diretora de vendas e produtos corporativos da MasterCard. A estimativa é que os cartões corporativos tenham potencial para movimentar R$ 120 bilhões no Brasil. Hoje, porém, as transações movimentam apenas R$ 8 bilhões, o dobro do que era em 2003, mas ainda longe do ideal, avalia Regina. "Percebemos que há demanda por cartões pelas próprias empresas", diz a executiva. Regina participou ontem da Cards 2006, feira que reúne as principais empresas do setor de cartões do Brasil. No ano passado, o total de recursos movimentados pelos cartões corporativos subiu 50%, frente a 24% das pessoas físicas. Considerando apenas as pequenas e médias empresas, os gastos subiram 40%. Vários bancos, como o Banespa, Banco do Brasil, Nossa Caixa, Bradesco e Itaú resolveram apostar no segmento. O Santander lançou seu produto anteontem. Segundo Regina, pesquisas da Mastercard, indicam ainda algumas resistências das empresas, principalmente por desconhecimento do produto. Alguns diretores têm medo de fornecer os plásticos para motoristas ou secretárias, temendo abuso de gastos. Segundo ela o cartão pode ser desenhado com limite de gastos e permissão para usar apenas em determinados lugares. Os motoristas, por exemplo, só podem usar o plástico em um posto de gasolina. (ASJ)