Título: Anatel ainda tem dúvidas sobre liberação do Speedy
Autor: Basile , Juliano
Fonte: Valor Econômico, 29/07/2009, Empresas, p. A22

Os conselheiros da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) consideraram satisfatórias as providências tomadas pela Telefônica para normalizar a situação do Speedy, mas ainda têm forte dúvida sobre a liberação das vendas do serviço de banda larga.

A área técnica apontou, na segunda-feira, que a operadora de telefonia cumpriu as exigências feitas pelo órgão regulador e realmente implementou o plano submetido à agência. Mas os conselheiros ainda não estão certos se a execução do plano apenas resolve a situação para o atendimento dos assinantes atuais ou se a Telefônica tem condições de vender novas assinaturas com a garantia de que novas falhas não ocorrerão.

A decisão sobre liberar ou não as vendas deve ficar para a próxima semana, já que ainda não há relator designado para o assunto. Nada impede que o conselho diretor da Anatel tome uma decisão em conjunto, sem a necessidade de relatoria por um de seus integrantes, mas isso dependerá de pareceres por escrito - que ainda não chegaram às mãos dos conselheiros - da área técnica, para tirar as dúvidas existentes.

Trabalham no assunto as superintendências de serviços privados e de fiscalização. No dia 22 de junho, a Anatel proibiu a Telefônica de vender o Speedy depois de várias panes enfrentadas pelos assinantes nos últimos meses. O ministro das Comunicações, Hélio Costa, chegou a defender a liberação das vendas, mas voltou atrás ontem. "Estamos reavaliando a minha posição porque tenho informações de é necessário mais participação da empresa", comentou Costa.