Título: Telefônica faz campanha para destacar melhorias
Autor: Basile , Juliano
Fonte: Valor Econômico, 29/07/2009, Empresas, p. A22
Enquanto o ministro das Comunicações, Hélio Costa, afirmava em Brasília que a Telefônica não estaria pronta para retomar as vendas do Speedy, a operadora anunciava, em São Paulo, o lançamento de uma campanha institucional para falar sobre as medidas que está tomando para melhorar a qualidade de sua rede e de seu atendimento.
A campanha - intitulada Telefônica em Ação - vai ao ar hoje em jornais, na TV e num site que a empresa criou para informar os consumidores sobre o andamento dessas medidas.
Procurada pelo Valor ontem, a Telefônica não comentou as declarações do ministro. Segundo a assessoria de imprensa da operadora, o lançamento já estava programado para hoje.
O enfoque das peças publicitárias revela a preocupação da operadora em transmitir a mensagem de que está trabalhando para oferecer um serviço melhor. O esforço contrasta com uma afirmação feita pelo presidente da Telefônica, Antonio Carlos Valente, poucos dias atrás. Segundo ele, pesquisas internas mostravam que a imagem da empresa não havia sido comprometida e que os consumidores acreditavam que a operadora seria capaz de superar seus problemas.
A declaração foi feita numa entrevista à imprensa no dia 17, convocada pela Telefônica para anunciar que havia cumprido as exigências da Anatel para poder retomar as vendas de novas conexões de banda larga. Apesar disso, Valente não quis estimar um prazo para que a agência liberasse o serviço. O plano consistia em reforços na infraestrutura da operadora e consumiu R$ 16,1 milhões. Nos próximos meses, a Telefônica deverá fazer investimentos para ampliar a capacidade dessa rede.
Quando as vendas forem autorizadas pela Anatel, a Telefônica pretende lançar outra campanha. Nesse caso, o objetivo será apresentar os novos pacotes de serviços da empresa, que serão simplificados em relação às ofertas atuais.