Título: Consumo de energia cai 2,8% em julho
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 26/08/2009, Brasil, p. A4

O consumo de energia elétrica em julho registrou queda pelo oitavo mês consecutivo na comparação com o mesmo período do ano anterior. O recuo foi de 2,8% em relação a julho do ano passado, cenário praticamente igual ao verificado em junho, quando a queda foi de 2,9% na comparação com junho de 2008. Em relação ao mês imediatamente anterior, no entanto, o consumo de 31.632 gigawatts-hora (GWh) em julho foi 1,56% superior aos 31.147 gigawatts-hora (GWh) consumidos em junho, o que representa alta de 1,5%.

A retração continua sendo comandada pelo setor industrial, onde as taxas de redução do consumo continuam elevadas, tendo alcançado 10,4% em julho (13.941 GWh), depois de ter caído 10,5% em junho (13.531 GWh), sempre na comparação com iguais meses de 2008. Em maio, o recuo havia sido de 12,4%. A baixa é observada em todas as regiões do país.

Os dados, divulgados ontem pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), mostram que, no acumulado de sete meses deste ano, o consumo de energia elétrica na rede caiu 2,7% em relação ao mesmo intervalo de 2008. Já no período de 12 meses encerrados em julho, a variação foi nula, ou seja, estável em relação aos 12 meses imediatamente anteriores.

Mesmo em recuperação nos últimos meses, na relação com o mês imediatamente anterior, a EPE projeta que o consumo industrial terá recuo significativo este ano, na comparação com o resultado de 2008. "Mesmo seguindo a rota de crescimento que já se vislumbra, o consumo agregado da indústria na rede elétrica deverá fechar o ano de 2009 com recuo expressivo em relação a 2008", informa a Resenha Mensal do Mercado de Energia Elétrica, da EPE.

A baixa demanda industrial continua sendo parcialmente compensada pelas taxas de crescimento no consumo residencial e comercial. No primeiro caso, o consumo de julho foi 5,9% maior do que o verificado um ano antes. No comércio, a alta foi de 4,5% no mesmo período. No acumulado de sete meses, o avanço foi de 5,5% e de 6,1%, respectivamente.

Na análise por regiões do país, apenas o Centro-Oeste (3,7%) e o Norte (0,7%) registraram aumento do consumo. Já no Sudeste, onde o peso do consumo industrial é forte, houve baixa de 4,6% ante o consumo verificado em julho do ano passado. As regiões Sul (-2,1%) e Nordeste (-1,4%) acompanharam o movimento de retração.

Em relação ao Nordeste, a EPE destacou que a região, responsável por 17% do consumo nacional, registrou no mês recuo de 10,1%. Na região, Bahia e Maranhão concentram fatia de 62% do total consumido e são justamente os Estados cuja produção industrial foi fortemente afetada pela crise, como metalurgia e indústria de alumínio. No mês, o consumo de energia na Bahia foi 16,8% menor do que o verificado um ano antes. No Maranhão, a queda foi de 6,5%.