Título: Vantagem de quem está no mandato
Autor: Vaz, Lúcio
Fonte: Correio Braziliense, 05/06/2010, Política, p. 2

Parlamentares afirmam que precisam alugar aviões por conta das distâncias entre os municípios e consideram ter direito legítimo sobre a verba da Câmara

O deputado Urzeni Rocha (PSDB-RR) já gastou R$ 90 mil em viagens de avião pelos municípios de Roraima. Ele vai continuar fazendo isso durante o período eleitoral, e não acha que se trate de um privilégio. ¿Isso é para quem é parlamentar. Quem não é, tem que ir para as urnas e conseguir a eleição para ter essa ajuda¿, afirmou ele, para completar: ¿Quem está no mandato pode usufruir. Eu estou no exercício de um mandato parlamentar e vou para a minha reeleição, eu tenho o direito. Quem não tem, se ganhar (a eleição), vai ter direito em janeiro. A regra do jogo é essa. Se a lei permitir, se nós tivermos o direito, é lógico que vamos usar¿. Ele já visitou 11 municípios do estado usando aviões, entre eles Normandia, Cantá, Uiramutã, Caraobé, Amajari.

Urzeni afirma que essa é a única forma de fazer política em Roraima. ¿Nosso estado é muito grande. Temos carências enormes de estradas. São muito ruins. Só a BR-174 é asfaltada. Temos comunidades indígenas que nem acesso a carro têm. Temos que visitar essas comunidades. No Sul, as estradas estão intrafegáveis. Nesses locais, o uso de aeronaves é imprescindível. Sem isso, a gente pode largar esse mandatozinho aqui e ir embora.¿ Ele argumenta que é melhor para o seu mandato poupar com outras despesas e gastar mais com táxi-aéreo. ¿Eu posso gastar com várias coisas, mas, como não posso gastar com tudo, otimizo naquilo que dá retorno maior no meu trabalho. Temos que ver como está a escola, o posto de saúde, se foi concluída a obra.¿

O deputado Nilson Pinto (PSDB-PA) não acha que o fretamento de aviões com dinheiro da Câmara seja um privilégio. ¿Isso seria se não fosse alguma coisa rotineira no meu caso particular. Se você conferir nos anos anteriores, vai ver que sempre usei, independentemente das eleições. E há uma razão para isso. O Pará é um estado enorme. São 1,2 mil km². É mais ou menos a soma dos estados de Minas, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e um pedaço do Rio Grande do Sul.¿ Mesmo sabendo que outros parlamentares deixarão de usar aviões pagos pela Câmara, durante a campanha eleitoral, ele afirmou que vai continuar usando as aeronaves. ¿Se precisar para o meu trabalho parlamentar, vou continuar usando. Não vou usar como instrumento eleitoral, mas para o meu trabalho como parlamentar. Não vou prejudicar o meu trabalho em nome de uma preocupação extemporânea¿.

Pinto explica que enfrenta outra dificuldade: ¿Não sou um deputado distrital, trabalho em todo o estado. E a minha votação é espalhada pelo estado inteiro. Eu visito regularmente os municípios. Esse perfil me acompanha em todo o mandato, não é só no período eleitoral. Infelizmente, no Pará, é avião¿. Ele já visitou 10 municípios utilizando aeronaves neste ano, incluindo Altamira, Curralinho, Cametá, Limeiro e Soure.

Eventos Jutahy Júnior (PSDB-BA) disse que utiliza aviões para visitar os municípios mais distantes. ¿Eu participo de eventos partidários no exercício do meu mandato. Quando a viagem é mais distante, vou de avião. São distâncias acima de 500km.¿ Ele afirmou que procura as suas principais bases eleitorais. ¿São eventos vinculados ao meu mandato, nos municípios em que eu fui votado, onde eu tenho contato com as pessoas que me elegeram.¿

No dia 9 de maio, Jutahy esteve em Bom Jesus da Lapa (BA), onde participou de um evento com o pré-candidato do DEM ao governo da Bahia, Paulo Souto. Foi de avião. Mas ressaltou que teve outras atividades na cidade, como uma reunião com o PSDB local e uma ¿entrevista de rádio¿. Ele também fez uma viagem para Petrolina (PE). Mas conta que apenas utilizou o aeroporto da cidade, que é mais seguro. ¿Para ir a Casa Nova, é mais seguro pousar em Petrolina. De Casa Nova a Petrolina são 40km. Casa Nova Fica a 800km de Salvador.

O deputado Roberto Rocha (PSDB-MA) não pode dar entrevista ao Correio. Estava em viagem pelo interior do estado mais uma vez. A sua assessoria lembrou que ele representa o Sul do Maranhão, que fica distante 800km de São Luís e teria as piores estradas do estado. Acrescentou que a despesa com aviões ¿se justifica mais no ano eleitoral¿, tanto que, nos anos anteriores, ¿ele quase não tem essas despesas¿.