Título: Casa Branca vai exigir veículos menos poluentes
Autor: Moreira , Assis
Fonte: Valor Econômico, 16/09/2009, Internacional, p. A9

O governo dos EUA anunciou ontem detalhes de uma proposta de corte das emissões de gases que obrigará as montadoras a fabricarem veículos menos poluentes a partir de 2012. Pelas regras que a Casa Branca quer aprovar, os novos modelos - tanto de carros de passeio quanto de caminhões leves - terão de rodar até 2016 em média 15,1 km por litro.

O presidente americano, Barack Obama, havia anunciado em maio que o governo preparava medidas que associariam redução de emissões de gases que causam o aquecimento global com medidas de redução de consumo de combustível. A ideia teve o apoio de ambientalistas e empresas do setor.

O governo Obama estima que com os novos padrões de eficiência de consumo os americanos economizarão mais de US$ 3 mil em combustível durante a vida útil do veículo. O governo espera que a proposta aumente o nível de eficiência em cerca de 5% anualmente e que reduza as emissões de gases em aproximadamente 950 milhões de toneladas métricas. Segundo Lisa Jackson, da agência de proteção ambiental dos EUA, o plano faria com que o país deixasse de consumir 1,8 bilhão de barris de petróleo entre 2012 e 2016.

"Hoje, estamos lançando, pela primeira vez na história, um novo padrão que tem o objetivo tanto de aumentar a relação km por litro quanto diminuir a poluição de gases do efeito estufa [emitida] por todos os novos carros e caminhões vendidos nos EUA", disse Obama durante visita à fábrica da General Motors em Lordstown, Ohio. "Isso dará às nossas montadoras clareza e estabilidade." As montadoras já reclamaram muito do fato de que alguns Estados americanos - liderados pela Califórnia - preparavam regras sobre eficiência de consumo mais estritas que outros, o que criava confusão para montadoras. O projeto anunciado ontem pretende criar um padrão nacional sobre eficiência de consumo.

Deve também dar ao governo novo fôlego no debate sobre mudança climática às vésperas de uma série de reuniões de cúpula sobre o tema e às vésperas de um pronunciamento que Obama fará na próxima semana na Organização das Nações Unidas (ONU).

O governo tem outro projeto que cria uma nova legislação sobre emissões. O texto está em tramitação no Senado, mas avança lentamente, por causa do impasse sobre a reforma do sistema do sistema de saúde. Além disso, parece pouco provável que os senadores votem antes da reunião de Copenhague, em dezembro, quando 180 países tentarão aprovar um novo tratado internacional do clima.

As regras que tratam apenas do uso mais eficiente de combustível, seriam aprovadas mais facilmente e serviriam como uma espécie de tapa-buraco até que o país tenha uma ampla legislação sobre gases de efeito estufa. Ao mesmo tempo, as regras sobre os carros seria vista como uma ação concreta contra as emissões.

O governo não estipula o que as montadoras deverão fazer para conseguirem atender aos novos padrões de consumo. Diz que as tecnologias atuais permitirão à indústria a se enquadrar aos critérios exigidos. Imprimir Compartilhar| Internacional: