Título: EspecialBom Dia, MinistroCafé com o PresidenteSinopsesQuem somos
Autor: Leo , Sergio
Fonte: Valor Econômico, 24/09/2009, Internacional, p. A12
A ONU anunciou ontem a suspensão da cooperação que vinha oferecendo a autoridades de Honduras para a organização das eleições presidenciais marcadas para 29 de novembro. Segundo o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, as condições atuais não permitem que o processo eleitoral tenha credibilidade.
A decisão aumenta a pressão externa sobre o governo interino do presidente Roberto Micheletti. A FIFA também se pronunciou ontem sobre a crise. A entidade disse que está acompanhando a situação para decidir se mantém uma partida classificatória para a Copa, marcada para 10 de outubro em Honduras. Se a situação política permitir, a seleção local joga com os EUA.
Ontem, Micheletti declarou que está disposto a negociar com o presidente deposto Manuel Zelaya, mas que não retiraria a ordem de prisão contra ele. Sem a garantia de que não haverá prisão, qualquer oferta de diálogo se torna inviável. Micheletti também convidou ministros de Estado de países da OEA para tentar intermediar o impasse. Mas a oferta tampouco parece ter futuro, uma vez que o governo rejeita a exigência número 1 da comunidade internacional: restituir Zelaya.