Título: BC europeu refaz previsões
Autor:
Fonte: Correio Braziliense, 11/06/2010, Economia, p. 14

O Banco Central Europeu (BCE) aumentou a previsão de crescimento na Eurozona em 2010 de 0,8% para 1%, apesar de rebaixar a previsão de 2011 para 1,2%, frente 1,5% indicado anteriormente. Em sua estimativa para 2011, o BCE levou em conta o impacto negativo que terão no crescimento a longo prazo os planos de austeridade recentemente anunciados por vários países europeus para sanear as finanças públicas, consideradas por analistas independentes bastante deficitárias.

A autoridade monetária responsável por guardar o euro atualiza a cada três meses suas previsões de avanço do Produto Interno Bruto (PIB) e inflação na Zona do Euro. Diante das turbulências causadas por problemas orçamentários e fiscais em países como Grécia, Espanha, Hungria e Portugal a expectativa é de alta da inflação em 2010 e 2011, alertou ontem o presidente Jean-Claude Trichet.

Estabilidade O BCE reavaliou a expectativa de inflação na Eurozona em 2010 para 1,5%, contra o 1,2% calculado em março. Já a previsão para 2011 passou para 1,6%, ante o 1,5% informado anteriormente. Trichet disse que a instituição está ¿inflexivelmente comprometida com a estabilidade dos preços¿ e que fará tudo o que estiver ao alcance para preservar o equilíbrio econômico da região e a estabilidade da moeda comum.

Em linha com o que os mercados europeus apontaram nas últimas semanas, o BCE manteve sua taxa básica de juros em 1%, o nível mais baixo da história. A estratégia foi a mesma utilizada pelo Fed, o Banco Central americano, para amenizar os efeitos da crise imobiliária que estourou no país e contaminou todo o mundo.