Título: Abadia quer o Senado
Autor: Tahan, Lilian
Fonte: Correio Braziliense, 11/06/2010, Cidades, p. 30

O anúncio da aliança entre o PMDB e o PT tirou o PSDB do Distrito Federal da toca. Menos de duas horas depois da divulgação pública da chapa formada por Agnelo Queiroz e Tadeu Filippelli, a ex-governadora Maria de Lourdes Abadia foi lançada ao Senado Federal. A candidatura dela é o início de uma reação que pode chegar a uma composição com o PSC, do ex-governador Joaquim Roriz.

Roriz e Abadia têm conversado bastante nas últimas semanas. E ontem, o ex-governador recebeu em sua casa, no Park Way, a visita do presidente nacional do PSDB, o senador Sérgio Guerra (PE), do líder do partido no Senado, Arthur Virgílio, além do tesoureiro nacional da legenda, Eduardo Jorge.

Os dois partidos não confirmam publicamente a intenção de uma aliança, mas o encontro quebra o gelo entre Roriz e o PSDB nacional. Alguns tucanos ainda estão reticentes quanto a colocar José Serra no mesmo palanque de Joaquim Roriz, cujo nome é associado a escândalos no Distrito Federal.

Em nome do mesmo senso de praticidade que uniu PT e PMDB, no entanto, a direção do PSDB dá sinais de que deve reconsiderar a restrição ou mesmo trabalhar no sentido de uma alternativa para aproveitar o potencial eleitoral de Roriz, sem necessariamente que ele seja o candidato. ¿As conversas estão no início, não há nada fechado, mas seria pouco inteligente da nossa parte desprezar alguém que, no DF, tem 41% das intenções de voto¿, sinalizou Sérgio Guerra. Durante a reunião de ontem, Abadia também estava acompanhada do ex-presidente do PSDB no DF e ex-secretário de Obras, Márcio Machado.

Matemática A investida tucana no DF tentará arregimentar o DEM que, apesar de ter saído enfraquecido em função da crise da Caixa de Pandora, reúne nomes como o do deputado federal Alberto Fraga, considerado um puxador de votos. ¿Por enquanto, o que há de concreto é a minha candidatura ao Senado, mas entramos no jogo e estamos abertos a conversas. Campanha é matemática. Ou ninguém está vendo o Lula abraçado com o Collor (ex-presidente e senador Fernando Collor de Mello)?", alfinetou Abadia.

A decisão definitiva de como o PSDB se comportará nas eleições locais virá após a realização da convenção nacional do partido, que ocorrerá no próximo sábado em Salvador (BA). (LT)