Título: Agaciel Maia pretende disputar vaga na Câmara
Autor: Folhapress
Fonte: Valor Econômico, 06/10/2009, Politica, p. A10

Envolvido nas denúncias de irregularidades administrativas do Senado, o ex-diretor-geral Agaciel Maia quer se lançar na política. Agaciel, que chegou a ser conhecido como 82º senador, filiou-se ao PTC e pretende disputar uma vaga na Câmara dos Deputados em 2010.

A candidatura ainda depende do resultado das sindicâncias abertas contra ele que apuram sua responsabilidade na edição dos atos secretos e dos inquéritos abertos pelo Ministério Público e pela Polícia Federal, que investigam denúncias de irregularidades cometidas durante a sua gestão, que durou 14 anos.

"Ele nos procurou tem umas duas semanas pedindo para que, se até junho do ano que vem, não existir mais nenhum processo contra ele, que ele gostaria de submeter seu nome à convenção do partido para sair candidato a deputado federal", disse o presidente do PTC no DF, Divino Omar Nascimento.

Para o presidente do partido, até que os processos sejam julgados, Agaciel está apto para concorrer às eleições. "Por enquanto, o que posso dizer é que ele é um cidadão como qualquer outro brasileiro, com direito a votar e a ser votado", afirmou Nascimento.

Agaciel Maia trabalha agora no Instituto Legislativo Brasileiro (ILB) realizando consultas na biblioteca da Casa sobre os livros que vai usar na montagem de uma biografia dos 1.304 parlamentares que já passaram pelo Senado. Às vésperas de se tornar alvo de investigação, Agaciel pediu licença remunerada de 90 dias. Voltou ao trabalho no fim do mês passado.

Em seu retorno à Casa, Agaciel Maia disse ser vítima de uma "perseguição" que resultou em calúnias sobre supostas irregularidades cometidas durante sua gestão. Mas disse estar pronto para retomar suas atividades no Senado, mesmo depois de ter sido afastado do cargo. "Sempre fui preparado para voltar, como diz a gíria aqui da Casa, à planície", afirmou.

O ex-diretor afirmou que foi inocentado de todas as acusações, com exceção da publicação de atos secretos na Casa - que estão sendo investigadas por comissão de sindicância. Agaciel disse acreditar que será inocentado das acusações.