Título: Alcance das redes limita expansão dos serviços
Autor: Moreira, Talita ; Borges, André
Fonte: Valor Econômico, 06/10/2009, Empresas, p. B3

O número de conexões de internet banda larga no Brasil cresce em ritmo acelerado, mas ainda é pequeno e limitado por dois fatores: o alcance das redes de alta velocidade, que não chegam a boa parte do país, e o preço elevado do serviço.

Existem aproximadamente 11 milhões de conexões fixas e aproximadamente 2,7 milhões de acessos móveis, segundo dados das operadoras de telefonia e estimativas da consultoria IDC. Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), divulgada recentemente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 31,2% dos domicílios brasileiros têm microcomputador e 23,8% (13,7 milhões) de lares têm acesso à internet.

Um dos empecilhos à disseminação mais rápida dos acesso à internet é a extensão das redes, que não chegam a todas as regiões do país - principalmente aos municípios do interior.

O governo federal tem estudado alternativas para implantar uma infraestrutura nacional de banda larga.

No mês passado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva determinou que os ministérios relacionados ao assunto apresentem a ele até o início de novembro um plano nesse sentido.

A alternativa mais provável é o uso da rede de fibras ópticas da Eletronet, companhia estatal controlada pela Eletrobrás que está em processo de falência.

Porém, o grande pleito das operadoras de telefonia é a redução da carga tributária incidente sobre os serviços -que atualmente fica em torno de 40% da conta de serviços de telecomunicações. Só que esse pedido esbarra nas finanças dos governos estaduais, que têm nas companhias de telefonia e energia sua maior fonte de arrecadação de ICMS. (TM)