Título: Patrus recebe nova cantada
Autor: Ribeiro, Luiz; Silveira, Igor
Fonte: Correio Braziliense, 15/06/2010, Política, p. 2

O presidente Lula engrossou o coro dos que querem o ex-ministro do Desenvolvimento Social Patrus Ananias (PT) como candidato a vice na chapa encabeçada pelo senador Hélio Costa (PMDB) para o governo de Minas. Ao lado do peemedebista, em visita a Queluzito, região central de Minas, Lula mandou recado ao petista, mas disse que não vai pedir que ele aceite o convite. ¿Não posso pedir aquilo que um homem da magnitude do Patrus tem de fazer¿, disse.

Apontado como o principal responsável pela escolha de Hélio Costa para representar a base na corrida ao governo mineiro, Lula disse estar feliz com o fato de o PT de Minas ter fechado a aliança com o PMDB. ¿Agora está em uma fase de decidir quem vai ser o vice. Se dependesse da minha vontade, se eu fosse mineiro e pudesse dar um voto, o Patrus seria vice do Hélio, porque a campanha é para ganhar as eleições de verdade", afirmou.

Na semana passada, Patrus Ananias disse que teria de ser convencido. Afirmou que não é o salvador da pátria e que não foi ele quem criou a situação para petistas e peemedebistas. Patrus disputou prévias com o ex-prefeito Fernando Pimentel para ser candidato ao governo e foi derrotado pelo colega, que acabou tendo de abrir mão para o peemedebista. Durante a visita a Minas, Hélio Costa colou em Lula.