Título: Marina dá a largada
Autor: Rizzo, Alana
Fonte: Correio Braziliense, 10/06/2010, Política, p. 2

Eleições

PV confirma hoje a candidatura da senadora ao Planalto. O partido pretende lançar nomes próprios ao governo nos principais colégios eleitorais

Após 12 anos sem um candidato próprio às eleições presidenciais, o Partido Verde oficializa hoje no Centro de Convenções Brasil 21 os nomes da senadora Marina Silva, 52 anos, e do empresário Guilherme Leal, 60 anos, na disputa ao Palácio do Planalto. Apesar do ingresso recente na legenda ¿ ambos se filiaram ao PV no segundo semestre do ano passado ¿, dirigentes do partido apontam a ocasião como um momento histórico na trajetória verde. ¿Nós construímos uma oportunidade de quebrar um processo que estreitava a discussão sobre o futuro do país¿, afirma o presidente nacional do PV, José Luiz Penna, em referência à polarização do debate entre candidatos do PT e do PSDB.

Apesar da unidade em torno da candidatura de Marina, o programa do partido, cujo texto será renovado e votado hoje, defende propostas que encontram resistência da própria senadora. Convicções históricas do PV, como a legalização do aborto, a defesa da descriminalização da maconha e da união estável entre casais homossexuais não são bandeiras da principal estrela do partido. ¿Todos esses temas serão reafirmados, mas a gente aprendeu a conviver com a diferença. O que você não pode é não dar espaço para que as pessoas especifiquem suas diferenças¿, argumenta Marco Antônio Mroz, dirigente nacional do partido e um dos coordenadores da campanha da senadora. A expectativa é de que 1,5 mil pessoas participem da convenção.

O deputado federal Fernando Gabeira (PV-RJ) pondera que não cabe ao presidente da República definir a política nacional em relação a esses temas. ¿O importante não são as ideias pessoais do candidato. É a certeza de que ele é um democrata e que só vai colocar em prática as ideias que têm o apoio da população¿, afirmou o parlamentar, primeiro candidato do PV ao Palácio do Planalto, em 1989 (leia Para saber mais). A senadora já manifestou a disposição de realizar consultas públicas para saber a opinião dos brasileiros sobre questões como a legalização do aborto e da maconha.

Marina lança sua candidatura às eleições presidenciais após quase 30 anos de militância no PT. Em agosto do ano passado, quando anunciou a saída do partido, a senadora afirmou não alimentar mais ilusões sobre as legendas partidárias. ¿Já tive uma visão idealista, hoje tenho a clareza de que todos (os partidos) têm problemas a serem sanados¿, afirmou. Na época, o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AC), era alvo de diversas denúncias de irregularidades, mas com o apoio do PT, saiu incólume da turbulência política.

Nessa nova etapa da disputa presidencial, o desafio de Marina não será apenas aumentar o índice de intenções de votos do eleitor brasileiro, de 9% de acordo com a última pesquisa do Ibope. O Partido Verde precisa ainda superar dificuldades para costurar alianças regionais. ¿Estamos fazendo um trabalho de articulação em todo o país para ter candidaturas no máximo de estados possível¿, afirma Sérgio Xavier, pré-candidato verde ao governo de Pernambuco. A legenda já garantiu candidatura própria nos principais colégios eleitorais (São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro), mas as alianças ainda estão em construção em outras unidades da Federação. Apesar dos obstáculos, o clima é de otimismo entre os dirigentes. ¿O partido nunca esteve tão entusiasmado¿, avalia Mroz.

Estamos fazendo um trabalho de articulação em todo o país para ter candidaturas no máximo de estados possível¿

Sérgio Xavier, pré-candidato verde ao governo de Pernambuco

Para saber mais Legenda em crescimento

Fundado em 1986, o Partido Verde lançou pela primeira vez um nome próprio ao Palácio do Planalto nas eleições de 1989. Na ocasião, Fernando Gabeira obteve menos de 1% dos votos válidos. Em uma nova tentativa, em 1998, a candidatura de Alfredo Sirkis também alcançou parcela irrisória do eleitorado. Aos poucos, entretanto, a legenda foi conquistando espaço nas prefeituras e no Congresso Nacional.

Nas últimas eleições municipais, elegeu 76 prefeitos e conquistou pela primeira vez a prefeita de uma capital: Micarla de Souza venceu em primeiro turno a disputa pelo cargo em Natal (RN). Além disso, foram eleitos cerca de 1,2 mil vereadores em todo o país, 60% a mais do que o obtido nas eleições anteriores. Atualmente, o partido conta com uma bancada de 13 deputados federais e uma única representante no Senado, a presidenciável Marina Silva. A senadora, aliás, foi responsável pelo maior número de pedidos de filiação ao Partido Verde. Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a legenda tem 273,2 mil filiados em todo o país.