Título: Fundação José Sarney fecha as portas
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 27/10/2009, Política, p. A5

O conselho curador da Fundação José Sarney decidiu fechar a entidade que mantém, no Maranhão, o acervo do período em que o atual presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), ocupou a Presidência da República. A informação foi antecipada pelo jornal "Folha de S. Paulo". Segundo assessores do pemedebista, são mais de 200 mil documentos e 37 mil livros doados. Ainda não há previsão sobre o que será feito do material. A expectativa é que parte seja repassada para outra instituição.

Em nota, Sarney diz que o fechamento da fundação deve-se à falta de recursos financeiros. O presidente do Senado disse que tomou a decisão com "profunda amargura".

"Essa é a minha opinião, em face da impossibilidade de seu funcionamento, por falta de meios, segundo fui informado pelos administradores. Os doadores que a sustentam suspenderam suas contribuições, pela exposição com que a instituição passou a ser tratada por alguns órgãos da mídia", afirma Sarney.

O presidente do Senado diz ainda, na nota, que o Maranhão vai perder "um centro de documentação e pesquisa que é uma referência nacional". A decisão do conselho curador fará com que a sede da fundação, o Convento das Mercês, seja devolvida ao governo do Maranhão. O prédio histórico foi doado pelo Estado à fundação em 1990 - antes disso abrigava um quartel. (Com agências noticiosas)