Título: Estados das regiões Nordeste e Sul foram pouco afetados
Autor: Camarotto , Murillo
Fonte: Valor Econômico, 12/11/2009, Brasil, p. A9

Os Estados das regiões Nordeste e Sul do país tiveram poucos danos por causa do blecaute ocorrido na noite de terça-feira e início da madrugada de ontem. No Nordeste, seis dos nove Estados apresentaram falhas no fornecimento de energia elétrica. O Sul, por sua vez, está com uma capacidade geração de energia suficiente para atender além da sua própria demanda.

Segundo as distribuidoras nordestinas, ficaram às escuras localidades de Sergipe, Bahia, Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. Ceará, Piauí e Maranhão não apresentaram ocorrências. O diretor de operações da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), Mozart Bandeira, diz que durante a pane o Nordeste recebia de Itaipu cerca de 600 MW dos 8 mil MW que consome, ou 7,5%. Com a interrupção do fornecimento, entre 21h10 e 21h15, foi acionado o Esquema Regional de Alívio de Cargas (Erac) do Nordeste, que desligou automaticamente cerca de 800 MW na região.

Depois do desligamento, que deixou várias cidades sem energia, foi acionado o sistema da Chesf, que assumiu o abastecimento das áreas afetadas e forneceu 700 MW para o Sudeste.

Pernambuco foi o mais afetado, com cortes de fornecimento em todas as regiões. Segundo a Celpe, distribuidora local, a carga interrompida foi de 440 MW e o apagão durou das 21h12 às 21h47. Foram atingidas 35 cidades, incluindo Recife, onde oito bairros ficaram às escuras. Na Bahia, a pane atingiu 63 cidades. Foram registrados problemas menores em Alagoas (40 cidades), Sergipe (30 cidades), Paraíba (80 cidades) e Rio Grande do Norte (29 cidades).

O Sul praticamente não sofreu, segundo o chefe do Departamento de Operação do Sistema Elétrico da Celesc Distribuição, Roberto Bez, porque está com capacidade de geração de energia além da sua demanda. "Por isso, no momento do apagão, foi cortada a interligação entre Sul e Sudeste, mas não ocorreu interrupção da energia no Sul", diz. Em Santa Catarina, houve por alguns minutos aumento da tensão no fornecimento. O sistema logo se estabilizou. O Sul tem excesso de geração por conta das chuvas dos últimos meses. Os lagos das usinas locais estão com 94% da sua capacidade.

Em Caçador, cidade no meio-oeste de Santa Catarina, o blecaute começou no mesmo horário do apagão nacional, mas durou apenas 18 minutos. A região é alimentada pela subestação de Videira, que é alimentada pela subestação de Campos Novos, interligada ao sistema nacional. Essa instalação tem cerca de dois meses e não teria se adaptado rapidamente às novas "condições" de tensão.

No Paraná, o apagão foi quase imperceptível. A Copel registrou interrupções de oito e três minutos nas cidades de União da Vitória e Rio Azul, Centro-Sul do Estado. Segundo a empresa, os sistemas de proteção desligaram-se automaticamente às 22h14 e, antes das 22h30, os dois principais desligamentos foram restabelecidos.

A empresa informou que tem linhas de transmissão que servem todos os centros de carga do Paraná com potência de mais de 6 mil MW. "Nosso parque gerador e nossas linhas de transmissão nos isolaram do problema", disse o presidente da Copel, Rubens Ghilardi.

Em Cascavel, Oeste do Paraná, 15% dos clientes ficaram sem energia por oito minutos. As cidades de Leópolis e Sertaneja ficaram no escuro até 23h04 e, Warta, até 00h52. Em Curitiba, o temporal na noite de terça afetou o fornecimento de luz para 29.604 clientes de 15 bairros.

O governo do Paraná informou que as chuvas que atingiram o Estado entre a noite de terça e a madrugada de ontem destelharam seis casas no município de Santa Tereza do Oeste. Em Foz do Iguaçu, onde fica a usina de Itaipu, foram notificadas seis quedas de árvores. A Defesa Civil do Paraná fez alerta para o risco de novos temporais.

O meteorologista Fernando Mendes, do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), disse que não têm como relacionar o apagão com as chuvas. Mas as imagens de radar mostraram chuva forte entre 22h e 23h na divisa do Paraná com São Paulo, onde estão torres de transmissão de Furnas. "Se houve relação com o apagão ou não, isso terá de ser estudado", acrescentou.

Em Minas Gerais o apagão teve um alcance menor do que em São Paulo e Rio. A Cemig, distribuidora estadual, informou que conseguiu na noite de ontem autorização do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) para redirecionar ao mercado mineiro a energia própria que abastecia o Sistema Interligado Nacional. Assim, os efeitos do corte da energia de Itaipu foram reduzidos no Estado. Na região metropolitana de Belo Horizonte, com 1 milhão de usuários, só 112 mil tiveram a luz cortada por 25 minutos (entre 22h15 e 22h40). No interior, houve ontem corte em 79 mil ligações.