Título: Para Marina, saída é diversificação de fontes de energia
Autor: Agostine , Cristiane
Fonte: Valor Econômico, 12/11/2009, Política, p. A12

Para a senadora Marina Silva (PV-AM), ex-ministra do Meio Ambiente e potencial candidata à presidência nas eleições de 2010, o blecaute ocorrido em 18 Estados brasileiros na noite desta terça-feira reforça a necessidade de uma política que contemple a diversificação de fontes de investimento em matrizes energéticas limpas.

"Veja o caso de Itaipu. Obviamente, não podemos escolher onde vai estar o rio, então o projeto depende de linhões. Se investirmos em energia proveniente de biomassa, energia solar ou eólica, é possível planejar o local do empreendimento e diversificar", acredita Marina.

Temor dos ambientalistas, a criação de mais hidrelétricas, na avaliação da senadora, não resolve a questão: "Não podemos depender de um sistema somente. É investindo em estruturas que possam produzir energia limpa que estaremos precavidos, na ocorrência de situações como essa". Como exemplo, Marina cita Itacoatiara, no Amazonas, onde a queima de biomassa supre 70% das necessidades energéticas da cidade.

Marina Silva, que estava em um consultório médico no momento do blecaute, evitou analisar analisar o acontecido sob o espectro político-eleitoral. Não quis comentar se o ocorrido favorecerá o discurso desenvolvimentista em detrimento do ambiental: "O fundamental é entendermos que tipo de política pública será adotada para que episódios como esse não se repitam. A discussão vai além de apontar de quem é a culpa. A estrutura através da qual produzimos energia tem de ser reavaliada".

O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, negou que o blecaute gere pressão para a utilização de usinas termelétricas.

"Termoelétricas a carvão e a óleo, essas, sim, emitem muito CO2, poluem muito, são caras e podem sujar a matriz brasileira, então temos que ter são boas hidrelétricas"

A exemplo do que o presidente Lula havia declarado pouco antes, Minc afirmou que o blecaute não foi provocado por falta de energia elétrica ou de interligação de linhas de transmissão: "Não faltou energia, estamos num momento de bastante energia, e não faltou linha de transmissão, todo o Brasil está interligado. Houve um acidente em algum ponto que ainda não foi detectado."

(Com agências noticiosas)