Título: Para Serra, governo tem que explicar falta de investimento
Autor: Agostine , Cristiane
Fonte: Valor Econômico, 12/11/2009, Política, p. A12

O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), disse ontem que o governo federal deve explicações sobre as causas do apagão que atingiu 18 Estados na noite de terça-feira. Ele apontou contradição entre os diversos órgãos responsáveis pelo setor.

"A gente precisa entender o que aconteceu. O governo federal precisa explicar. É preciso haver coerência nas explicações. (A hidrelétrica) de Itaipu diz uma coisa, o Operador Nacional diz outra e o Ministério diz uma terceira", afirmou Serra a jornalistas.

O governador, provável candidato à sucessão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, cobrou investimentos. "O sistema mostrou-se vulnerável. É preciso que haja investimentos em infraestrutura em qualidade quanto e quantidade. Nunca antes todas as turbinas de Itaipu haviam parado, é o nosso maior apagão", declarou, afirmando que ainda não é possível estimar prejuízos no Estado.

Serra afirmou ter pedido há um ano e meio ao Ministério de Minas e Energia investimentos no setor elétrico do Estado. Entre os requerimentos, estavam obras de infraestrutura e a instalação de um centro operacional: "Falta investimento, falta manutenção na quantidade e na qualidade. São Paulo consome 60% da energia do país, mas não tem um centro operacional aqui."

O governador de São Paulo queixou-se das explicações dadas até agora pela administração federal para justificar o blecaute e comparou ainda a escuridão ao sintoma de uma doença: "A primeira coisa a fazer quando aparece uma doença é o diagnóstico. Essa doença do sistema elétrico precisa ser bem diagnosticada".