Título: Para Itaipu, novo blecaute é quase impossível
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 20/11/2009, Economia, p. 26

FOZ DO IGUAÇU O diretorgeral brasileiro da Itaipu Binacional, Jorge Samek, disse ontem que é quase impossível ocorrer um blecaute como o da semana passada, que deixou 18 estados brasileiros às escuras. Em entrevista à Agência Brasil, Samek afirmou que a hidrelétrica está preparada para produzir e transmitir energia na sua capacidade máxima e em total segurança.

¿ Foi um acontecimento raro, dá para afirmar que as chances de se repetir são de três em mil. Em 26 anos de operação de Itaipu, tivemos problemas em uma, duas linhas de transmissão, mas nunca no conjunto ¿ disse.

Samek explicou que as cinco linhas de transmissão de Itaipu, ao longo de mil quilômetros, mantêm distância de até 20 quilômetros entre si.

¿ Em apenas 3 quilômetros elas se aproximam para entrar e sair das subestações, e foi ali que o problema aconteceu. Foi um somatório, ventos fortes, chuvas e descargas elétricas, que provocaram o curto-circuito.

Segundo Samek, o blecaute da semana passada justifica os investimentos que o Brasil tem feito no setor.

¿ As duas usinas do Rio Madeira, Belo Monte, no Rio Xingu, e o projeto Tapajós, que vai do Maranhão ao Pará, todos juntos, vão produzir mais do que Itaipu para o sistema elétrico brasileiro.

Se já estivessem em funcionamento, não teríamos tido o blecaute ¿ garantiu.

O diretor brasileiro de Itaipu disse ainda que o atual sistema interligado é um ¿achado que o mundo inteiro gostaria de ter¿: ¿ Só o Brasil tem porque é preciso ter água, território, capacidade de consumo e muita tecnologia