Título: P-SOL e PV dão primeiro passo para aliança
Autor: Agostine, Cristiane
Fonte: Valor Econômico, 25/11/2009, Política, p. A7

A presidente do P-SOL e vereadora de Maceió (AL), Heloísa Helena, formalizou ontem a intenção de seu partido de apoiar a candidatura da senadora Marina Silva (PV-AC) à Presidência da República, em 2010. Ontem, Heloísa e Marina reuniram-se em Brasília para tratar da possível aliança e traçar um cronograma de discussão programática dos dois partidos. A oficialização do acordo, no entanto, só deverá ser feita no próximo ano.

Ontem as duas ex-petistas ressaltaram a vontade de "estarem juntas" na próxima disputa nacional e destacaram as histórias de vida semelhantes. Na próxima semana começarão as reuniões de dirigentes do PV e do P-SOL para tentar definir um plano de governo em comum. "Desejamos estar juntas em 2010", disse ontem Marina Silva. "Mas não pode ser uma decisão pessoal. Se fosse, a aliança já estaria constituída", comentou, em entrevista concedida em seu gabinete do Senado. "Somos amigas, temos trajetórias parecidas e Heloísa está empenhada em superar diferenças", comentou a senadora e pré-candidata do PV.

A presidente do P-SOL afirmou que na negociação da possível aliança não está a indicação da vice por seu partido e negou ter interesse em ocupar esse cargo na chapa eleitoral. Em 2010, a ex-senadora tentará voltar ao Senado. "Não gostaria de ser candidata com Marina sendo candidata também", disse Heloísa. "Não vamos nos render à medíocre matemática eleitoralista", afirmou a ex-senadora.

Marina e Heloísa defenderam ontem uma candidatura que apresenta a renovação na política. "Esperamos que as eleições de 2010 possam recuperar a capacidade de os partidos discutirem ideias", comentou a pré-candidata. "Os partidos tornaram-se máquinas de ganhar poder e precisa reconstruir o papel de debater ideias", afirmou. A senadora comemorou ontem a incorporação do governo federal de suas propostas sobre metas de redução de emissão de gás carbônico. A agenda ambiental, destacada na pré-campanha de Marina, também foi incorporada pelos pré-candidatos José Serra (PSDB) e Dilma Rousseff (PT).

O apoio do P-SOL deve aumentar de forma significativa a candidatura de Marina. Em 2006, Heloísa ficou em terceiro lugar na disputa presidencial, atrás do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do candidato do PSDB, Geraldo Alckmin, com 6,575 milhões de votos - 6,85% do total. A candidatura do P-SOL ficou à frente da candidatura do PDT, do senador Cristovam Buarque (DF). Em 2008, Heloísa elegeu-se vereadora em Maceió.