Título: Árdua tarefa de conter a internet
Autor: Abreu,Diego
Fonte: Correio Braziliense, 17/06/2010, Política, p. 5

Com novas regras, TSE ainda tenta limitar propaganda na rede. Google terá de responder quem é responsável por blog petista

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) inovou em duas decisões tomadas nesta semana em que os alvos são sites que fazem alusão às campanhas dos presidenciáveis Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB). Pela primeira vez, o tribunal pediu informações a um provedor, questionando quem é o responsável pelo conteúdo do Blog da Dilma (dilma13.blogspot.com). O alvo foi o Google, que terá 24 horas, a partir da notificação, para responder ao TSE.

A quebra de sigilo foi ordenada pelo ministro Henrique Neves, depois que o Ministério Público Eleitoral (MPE) entrou com ação contra a empresa que hospeda a página eletrônica. De acordo com o MPE, a propaganda antecipada fica evidente em várias mensagens presentes no blog, como na frase ¿Vamos eleger a primeira mulher presidente do Brasil, Dilma Rousseff¿. A propaganda eleitoral só é permitida a partir de 4 de julho.

O mesmo ministro Henrique Neves multou o PSDB em R$ 10 mil por ter usado o site www.gentequemente.org.br, controlado pelo partido, para fazer propaganda contra Dilma. A decisão também determinou a retirada do conteúdo ofensivo da página na internet.

Dilma Rousseff se encontrou ontem, em Paris, com o presidente da França, Nicolas Sarkozy, na primeira escala da viagem que faz pela Europa. Ambos trataram, entre outros assuntos, da cooperação comercial entre Brasil e França e conversaram sobre o reajuste salarial de 7,7% aos aposentados brasileiros. A petista passará ainda pela Bélgica, Espanha e Portugal, antes de retornar a Brasília.