Título: Campanha em Angra dos Reis é para manter turistas
Autor: Máximo , Luciano
Fonte: Valor Econômico, 05/01/2010, Brasil, p. A3

Depois de já contar 50 mortes devido à tragédia causada pelas chuvas, Angra dos Reis luta agora para que os turistas não se afastem do município. Hotéis e pousadas já contabilizam prejuízos com cancelamentos de reservas que podem chegar a 100%. A prefeitura estima que os deslizamentos de terra provocados pela chuva na virada do ano tenham causado um prejuízo de cerca de R$ 250 milhões. Além disso, o turista representa 30% da economia local. Só com ISS da rede hoteleira, Angra arrecada na alta temporada R$ 1,128 milhão por mês.

O presidente da TurisAngra, Marcus Veníssius Barbosa, explica que a cidade tem mais de 230 hotéis e pousadas. "Só na Ilha Grande, são 193 quilômetros de praias e 146 locais de hospedagem. O que aconteceu na Pousada Sankay foi uma tragédia, mas ela ficava numa região isolada e restrita", afirma. "Não há motivos para o turista abandonar a cidade. Todos os serviços estão normalizados, o mar está limpo e lindo e as estradas estão desobstruídas", conta.

O secretário de Defesa Civil municipal, José Carlos Lucas, faz coro. "O turista pode vir com tranquilidade. Ainda temos risco, mas em áreas de moradia local, como no Morro da Carioca, não em áreas turísticas", afirma.

Um exemplo do que o pânico está causando acontece na Pousada da Praia, com 25 quartos, que fica na principal praia da Ilha Grande, a do Abraão. A gerente Aline Ferreira ligou pessoalmente para os clientes para tentar convencê-los. Mesmo assim, todas as reservas foram canceladas. "Não dá para brigar com as notícias de tragédia", observa. Com os cancelamentos até 10 de janeiro, o prejuízo chega a R$ 35,5 mil

Resorts de Angra, localizados nas rodovias de acesso à cidade, ainda não enfrentam esta fuga de clientes. No entanto, os dois que ficam na Avenida do Contorno, que liga a cidade às praias costeiras, interditada até ontem, sofreram com a falta de acesso. O Vila Galé e o Pestana tiveram que retirar os hóspedes de barco no fim de semana.

O diretor para o Brasil da rede Vila Galé, José Antonio Bastos, contou que o hotel fez um esforço durante o fim de semana para atender os clientes, já que além de fazer o abastecimento pelo mar, muitos funcionários não conseguiram chegar ou sair. O diretor ainda não contabilizou o prejuízo com o cancelamento de reservas, já que está sem internet e telefone, mas acredita que ela seja da ordem de 40%. Bastos pondera, porém, que grande parte dos hóspedes deve apenas transferir a data de hospedagem. Por precaução, o Pestana resolveu fechar até o próximo fim de semana.