Título: A corrida das postagens
Autor: Campbell, Ullisses
Fonte: Correio Braziliense, 22/06/2010, Política, p. 3

Na disputa virtual, Serra larga na frente, tanto por ser mais acostumado às mídias sociais quanto por ter hábitos notívagos

São Paulo ¿ A 103 dias das eleições e a menos de duas semanas do início oficial da campanha eleitoral, os principais candidatos à Presidência estão ¿bombando¿ na internet. José Serra (PSDB), Dilma Rousseff (PT) e Marina Silva (PV) falam com internautas todos os dias por meio de redes sociais. Dizem ao eleitor onde andam, o que sentem, pensam ou o que estão fazendo. Como a legislação é confusa quando se fala em campanha virtual, ninguém sabe exatamente o limite entre o permitido e o proibido.

Nessas eleições, segundo a nova legislação, os candidatos terão liberdade total para utilizar blogs, mensagens instantâneas e sites de redes sociais. A livre manifestação na web durante as campanhas, no entanto, é permitida desde que o autor seja identificado e o direito de resposta, garantido. Até doação eleitoral poderá ser feita via internet, por meio de transações com cartões de crédito ou débito, boleto bancário ou cobrança na conta telefônica.

Proximidade Segundo estimativa dos coordenadores da campanha digital dos principais candidatos, os presidenciáveis disputam 35 milhões de eleitores internautas. No Orkut, pelo menos 220 mil já declararam voto e entraram em comunidade de candidatos. ¿A maior vantagem da internet é que ela aproxima o candidato do eleitor de forma mais direta, se comparada com a propaganda eleitoral na televisão. Essa aproximação pode ainda fazer do internauta um militante¿, diz Juliano Borges, cientista político da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), especialista em novas tecnologias e estratégias de campanha.

Adepto de redes sociais desde que era governador de São Paulo, o tucano José Serra sai na frente quando se fala na corrida digital. Só no Twitter, tem 259 mil seguidores. A comunidade no Orkut que leva seu nome e é gerenciada por sua equipe de campanha tem outros 66 mil integrantes. Na internet, Serra fez promessa de campanha na madrugada de domingo: ¿Proponho criar a Nota Fiscal Brasileira, como a de São Paulo, que devolve aos contribuintes 30% do imposto estadual sobre o varejo¿. Ao se despedir dos internautas, às 3h05 da madrugada de ontem, o tucano usou o seu slogan. ¿Não consigo responder tudo, mas leio. Boa noite a todos vocês e bom domingo, porque o Brasil pode mais¿.

Dilma Rousseff entrou atrasada no mundo virtual. Conseguiu até agora 87,6 mil seguidores no Twitter e a sua comunidade no Orkut tem menos integrantes do que a da sua concorrente Marina Silva. ¿A nossa candidata saiu do zero e já tem mais de 80 mil seguidores. Acontece que ela não fica a madrugada inteira acordada, tuitando. Ela tem hábitos saudáveis. Acorda cedo e faz exercícios físicos¿, defende e alfineta o coordenador da campanha digital da petista, Marcelo Branco.

Para quem entende do mundo virtual, a candidata do PT se comunica menos do que deveria com os internautas. Ontem pela manhã, a mensagem mais recente em seu Twitter era referência à morte do escritor português José Saramago, morto três dias atrás.

Aos poucos, Marina Silva vai ficando familiarizada (1)com a nova ferramenta. No Twitter, dá detalhes do que faz no dia a dia e destaca fatos pitorescos. Em uma viagem a Belém (PA), disse que pretendia tomar uma cuia de açaí para se fortalecer. Ao responder a uma pergunta do internauta, disse que apoia a candidata Heloisa Helena (PSol) ao Senado por Alagoas. ¿Sim, a Heloisa é a minha candidata do coração. Se eu votasse em Maceió, ela teria o meu voto¿, ressaltou na rede social.

1 - Marina contestada Evangélica, Marina Silva passou por saia justa recente no Twitter ao lamentar a morte do escritor José Saramago. ¿Morre Saramago. O mundo perde um grande escritor e os países da língua portuguesa, o nosso primeiro prêmio Nobel¿, disse a candidata. ¿Como podemos lamentar a morte de uma pessoa que blasfemou contra Deus a vida toda?¿, questionou uma das seguidoras de Marina. ¿A vida é um dom dado por Deus para quem crê e para quem não crê. (...) Mas o que aprendemos com Jesus é que temos que amar e respeitar todas as pessoas, mesmo as que não respeitam a nossa fé¿, replicou Marina.

A campanha pela internet

Veja o que os candidatos dizem na rede social

José Serra 259 mil seguidores no Twitter 66 mil membros em apenas uma comunidade do Orkut

Postagem recente: ¿Proponho criar a Nota Fiscal Brasileira, como a de SP, que devolve aos contribuintes 30% do imposto estadual sobre o varejo¿

Dilma Rousseff 87,6 mil seguidores no Twitter 13,6 mil membros em apenas uma comunidade no Orkut

Postagem recente: ¿Minhas homenagens ao grande José Saramago. Li muitas de suas obras. Gostei especialmente de Evangelho segundo Jesus Cristo e Jangada de pedra¿

Marina Silva 70,1 mil seguidores no Twitter 14,3 mil membros no Orkut

Postagem recente: ¿Estarei em Belo Horizonte em 24/06 para a Convenção do PV no Dayrel Hotel. É isso. Fui!¿