Título: Onze militares brasileiros mortos e sete desaparecidos
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 14/01/2010, Internacional, p. A12

O Exército confirmou, no início da noite de ontem, que 11 militares brasileiros morreram no terremoto em Porto Príncipe, capital do Haiti. Dez deles faziam parte da tropa brasileira que servia no país e um integrava a Minustah - a missão de paz das Nações Unidas.

Outros nove militares estão feridos (dois deles foram transferidos para a vizinha República Dominicana) e sete estão desaparecidos.

A maior parte dos mortos servia no 5º Batalhão de Infantaria Leve, de Lorena (SP): o 1º tenente Bruno Ribeiro Mário, o 2º sargento Davi Ramos de Lima, o 2º sargento Leonardo de Castro Carvalho, os cabo Douglas Pedrotti Neckel e Wa-shington Luis de Souza Seraphin; e os soldados Tiago Anaya Detimermani e Antônio José Anacleto. Os demais mortos são: cabo Ari Dirceu Fernandes Júnior e soldado Kleber da Silva Santos, do 2º Batalhão de Infantaria Leve, de Santos (SP); o subtenente Raniel Batista de Camargos, do 37º Batalhão de Infantaria Leve, de Lins (SP); e o coronel Emilio Carlos Torres dos Santos, que atuava na Minustah e servia no Gabinete do Comandante do Exército, em Brasília.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decretou luto oficial por três dias. Em nota, disse estar "profundamente consternado com a tragédia" e que o Brasil se sente vinculado fraternalmente ao Haiti "em razão da presença da força de paz liderada pelo Brasil".