Título: Opositor Piñera é eleito novo presidente do Chile
Autor: Uchoa , Rodrigo
Fonte: Valor Econômico, 18/01/2010, Internacional, p. A10

Sebastián Piñera, 60, foi eleito presidente do Chile, segundo as projeções. O candidato governista, Eduardo Frei, reconheceu a derrota e felicitou Piñera. O bilionário colocou assim um fim a 20 anos de governo da coalizão de esquerda Concertación e será o primeiro presidente de direita a ocupar o Palácio de La Moneda desde que o ditador Augusto Pinochet deixou o poder, em 1990.

Em meio às comemorações de seu comando de campanha, o porta-voz de Piñera prometeu um governo de união nacional.

No comando de campanha de Frei, o clima era diferente. Cabeças baixas e silêncio. O candidato democrata-cristão reconheceu a derrota e felicitou Sebastián Piñera. Ao lado dos ex-presidentes da Concertación, Ricardo Lagos e Patricio Aylwin, Frei agradeceu os votos dos chilenos e disse que esperava "diálogo com o novo governo". Lagos afirmou que a coalizão deixa o poder de cabeça em pé e orgulhosa do que fez.

Marco Enríquez-Ominami disse, pelo Twitter: "Felicito Frei por sua integridade na derrota".

Com 60,3% dos votos válidos apurados em todo o país, Piñera tinha 51,8%, contra 48,2% do democrata-cristão Eduardo Frei. O Instituto de Sociologia da Universidade Católica fez ontem uma projeção de 51,7% para Piñera contra 48,3% para Frei.

Piñera vem de uma família tradicionalmente democrata-cristã, tal como a de Eduardo Frei _ seus pais militaram juntos. Porém veio paulatinamente se afastando da Democracia Cristã e assumindo posições mais conservadoras. Liberal, diz querer aperfeiçoar o livre mercado e promete, com isso, criar 1 milhão de empregos no país.

O novo presidente iniciará seu mandato com um Orçamento de US$ 45 bilhões, o maior da história do país. Irá nomear aliados para 1,3 mil cargos de confiança, entre elas diretorias e presidências de 109 empresas em que há controle do Estado ou participação que dê direito a assento na diretoria.

Entre os grandes problemas que recebe está a persistente desigualdade social (leia texto abaixo). O Chile diminuiu o nível de pobreza (pessoas vivendo com menos de US$ 2 por dia) de 45% para 13% nas últimas duas décadas. Porém os indicadores de desigualdade social se mantiveram oscilando em um patamar desconfortavelmente estável.

A presidente Michelle Bachelet transfere o poder em 10 de março. Ela deve se dedicar por enquanto à diretoria do Museu da Memória,que homenageia os morto, desaparecidos e torturados pela ditadura Pinochet e foi inaugurado na semana passada.

Assessores próximos acham que ela não deve sair da cena política. Rommy Schmidt, ex-ministra e amiga pessoal da presidente, inscreveu na internet o domínio www.michelle2014.cl e o deu de presente a Bachelet no Natal.