Título: Petistas de Minas disputam Alencar
Autor: Felício , César
Fonte: Valor Econômico, 08/02/2010, Política, p. A5

Agraciado hoje com o título de "militante honorário" do PT mineiro e homenageado na Câmara dos Vereadores de Belo Horizonte, o vice-presidente José Alencar (PRB) estreia no cenário eleitoral deste ano como possível candidato da frente lulista a governador , com provável apoio pelo menos do PT, PMDB e PC do B. A hipótese da candidatura de Alencar, que terá 79 anos na eleição e trata de um câncer abdominal, já transfere a briga interna petista da vaga de governador- em que existem dois pré-candidatos, o ex-prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel, e o ministro do Desenvolvimento Social, Patrus Ananias - para a vaga de vice na chapa.

Os aliados de Patrus, que estará presente à homenagem a Alencar, já oferecem o nome do ministro como possível candidato a vice. A sugestão explícita neste sentido foi feita pelo ex-deputado Nilmário Miranda, que foi o candidato petista ao governo em 2002 e 2006. Em sua página na Internet, Nilmário argumentou sobre a solidez de uma chapa formada por Alencar, Patrus e Hélio Costa, o ministro das Comunicações que é pré-candidato pelo PMDB.

"Abrir mão para José Alencar não é desdouro nem para o PT nem para o PMDB. Uma chapa Alencar-Patrus é imbatível, com Hélio Costa no Senado. Abrir mão por grandes causas não apequena ninguém. Já fui candidato ao governo sem chance de vitória em nome de um objetivo maior", escreveu Nilmário, para quem tal chapa "dá um palanque para a candidatura Dilma, no segundo colégio eleitoral do país". A ministra da Casa Civil, Dilma Roussef, pré-candidata presidencial petista, irá às homenagens de hoje.

Com hegemonia no diretório estadual do PT, Pimentel irritou-se com o lançamento da chapa. "Há precipitação desses companheiros. O Alencar é muito bom, mas temos que saber se ele quer, se tem saúde, se o PT quer mesmo e se os aliados também querem. Não existe consulta interna para escolher vice, o que existe é a escolha feita pelo diretório estadual", afirmou o ex-prefeito, que também irá homenagear Alencar.

Surpreendida com a articulação pró-Alencar, a ala ligada a Pimentel propôs a homenagem de hoje para participar da pactuação. E, em caso do vice-presidente avaliar que não tem condições de ser candidato, não jogá-lo nos braços de Patrus e Hélio Costa. Autor da proposta de homenagem, o presidente estadual do PT, deputado federal Reginaldo Lopes (MG), conversou na terça com Alencar por três horas.

"A candidatura de Alencar unifica a base governista e seria um tsunami eleitoral. Só depende da avaliação dele sobre a saúde. Já a vice é um processo interno do PT", afirmou Reginaldo, descartando não só a possibilidade de consulta às bases para a escolha de vice como a entrega desta decisão nas mãos de Alencar.

Do lado pemedebista, Hélio Costa declarou durante a convenção nacional do partido, sábado em Brasília , que abandonaria a condição de candidato a governador pela de cabo eleitoral de Alencar, se o vice anunciar a candidatura. Frisou , em entrevista ao "Correio Braziliense", que falava em nome do partido.

O PSDB mineiro e o governador Aécio Neves vão se contrapor à ofensiva que o PT e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva prepararam para hoje e amanhã em Minas. Enquanto Lula estiver terça no interior inaugurando obras com a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil), Aécio estará fazendo o mesmo na companhia do seu vice, Antonio Anastasia, virtual candidato do PSDB a sua sucessão.

Desde a última visita de Lula ao Estado, Aécio resolveu mudar a prática de acompanhar o presidente, como o fez ao longo dos últimos sete anos. Para evitar problemas com aliados, Aécio decidiu não mais fazê-lo este ano. Aécio e Anastasia participam de inaugurações e lançam a terceira etapa do programa Luz Para Todos em Montes Claros (428 km de BH). (Com Folhapress)