Título: Brasil cresce 10,5% até abril
Autor: Cristino, Vânia
Fonte: Correio Braziliense, 24/06/2010, Economia, p. 23

Índice do BC capta o aquecimento da economia nos quatro primeiros meses do ano e mercado espera nova alta em maio

O crescimento da economia brasileira continua forte. Segundo o índice de Atividade do Banco Central (IBC-Br) ¿ indicador mensal criado recentemente para tentar antecipar a tendência do Produto Interno Bruto (PIB), que só é divulgado trimestralmente ¿, nos primeiros quatro meses do ano a variação foi de 10,5% na comparação com o mesmo período de 2009, acumulando alta de 10,87% nos 12 meses terminados em abril. De março para abril a variação foi de 0,3%.

Segundo Luíza Rodrigues, economista do banco espanhol Santander, dados dessa magnitude indicam que, ao contrário do que alguns esperavam, o fim dos benefícios fiscais no primeiro trimestre do ano não foi suficiente para desacelerar significativamente a economia. Os economistas do Santander estimam para o PIB uma alta entre 1,2% e 1,3% em relação ao primeiro trimestre.

A economista disse esperar, para maio, uma elevação ainda maior do novo índice criado pelo BC. ¿Em abril a produção industrial caiu, mas em maio deve apresentar forte recuperação¿, observou. De acordo com Luíza, a produção industrial é um dos ingredientes que o BC utiliza para calcular o IBC-Br. Para a economista não há qualquer indicação de que a economia perdeu o passo. Daí que, para controlar a inflação, o aperto monetário será maior.