Título: Alvaro Dias assume liderança do PSDB
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 24/02/2010, Política, p. A14

Após o PSDB do Paraná descartar a candidatura do senador Alvaro Dias (PR) ao governo do Estado, a cúpula do partido decidiu torná-lo líder da legenda no Senado a partir de maio.

Dias vai substituir Arthur Virgílio (AM) na liderança, que deixará o cargo após 11 anos para dedicar-se à campanha para reeleição no Legislativo. Como Dias não deve disputar as eleições de outubro, já que tem mandato na Casa até 2014, os tucanos o designaram para a liderança.

"É fundamental que o líder não seja candidato. O senador Alvaro Dias vai assumir a liderança a partir de maio, já que em junho teremos as convenções partidárias para definir as candidaturas", disse Virgílio.

Dias foi pressionado pela cúpula tucana para assumir a liderança depois que o PSDB escolheu o prefeito de Curitiba, Beto Richa, para disputar o governo do Paraná. Até maio, Dias teria tempo para solucionar impasses estaduais dentro do partido para assumir as funções no Senado. Em junho, também serão realizadas as convenções partidárias para a escolha dos candidatos.

Em ano eleitoral, o PSDB avalia que o líder precisa estar presente na Casa, e não em campanha nos Estados. Dias, porém, ficou irritado com a postura do partido no Paraná e evitou comentar a sua escolha para a liderança.

Na segunda-feira, o diretório do PSDB no Paraná indicou Richa como pré-candidato do partido ao governo estadual. A indicação de Richa recebeu 41 votos entre os 43 presentes na reunião.

Alvaro Dias, que não compareceu à escolha, disse que a indicação de Richa é ilegal, já que pela Justiça Eleitoral apenas a convenção partidária, prevista para junho, é válida.

"Não existe qualquer ilegalidade", respondeu Richa. "Existe consenso de que o partido precisava definir um candidato para buscarmos alianças. Era um anseio de militantes. Para ser candidato, o prefeito terá que deixar a administração de Curitiba até 3 de abril. Em seu lugar assumirá Luciano Ducci (PSB).

A decisão do PSDB em indicar Beto Richa foi recebida com euforia no diretório do PDT-PR. Com a indicação, o senador Osmar Dias - pré-candidato do PDT ao governo - passa agora a contar com o apoio explícito do irmão Alvaro Dias.

A indicação de Richa abre ainda a possibilidade de Osmar Dias fechar aliança com o PT. Osmar acusa o tucano de trair um acordo feito na época da reeleição para a Prefeitura de Curitiba. Segundo ele, Richa seria apoiado, como foi, por Osmar e retribuiria o apoio para a disputa do governo. O tucano nega ter feito o acordo.