Título: PT em compasso de espera
Autor: Tahan, Lilian
Fonte: Correio Braziliense, 19/06/2010, Cidades, p. 34

Diante da disputa interna no provável aliado PMDB, petistas decidem aprovar sua escolha apenas no dia 27. Legenda tem Agnelo Queiroz como candidato e deve atrair ainda o PDT e o PSB

A briga no PMDB desgasta e preocupa o Partido dos Trabalhadores, que começa a dar sinais de irritação com a instabilidade dentro da legenda dos prováveis aliados. A indefinição dos peemedebistas adiou o posicionamento oficial do PT, que, a princípio, realizaria convenção regional horas depois do encontro do PMDB, neste sábado. Diante das circunstâncias, no entanto, a convenção do PT será apenas no dia 27.

O candidato ao governo pelo PT, Agnelo Queiroz, tem evitado se posicionar publicamente sobre a confusão dentro do PMDB. No entanto, o presidente regional do partido, Roberto Policarpo, revela claramente o desgosto dos petistas com o racha na legenda liderada por Tadeu Filippelli. ¿Sabemos que em política as coisas são assim mesmo. Há discussão, divergência, briga, desencontro. Mas lamentamos muito que Rogério Rosso tenha feito um compromisso público de não ser candidato para logo em seguida voltar atrás nesse acordo. A população tem de ficar atenta a essa postura¿, afirmou Policarpo.

Considerado um importante articulador da campanha de Agnelo, o ex-presidente do PT Chico Vigilante está furioso com a atitude de Rosso. O petista foi um dos artífices da negociação que levou à vitória do peemedebista na eleição indireta (1)na Câmara Legislativa. ¿Isso é molecagem. Não se faz. Está errado a pessoa assumir um compromisso público e depois ignorá-lo solenemente. Esperamos que o PMDB se revolva logo¿, atacou Vigilante.

Agnelo Queiroz confirmou presença em quatro convenções: PCdoB, PDT, PSB e PMDB ¿ todos partidos com o compromisso de aliança. Mas o candidato petista só vai aparecer entre peemedebistas dependendo de como estiver o clima do encontro, a ser realizado hoje, a partir das 11h. Ele quer ser avisado do melhor momento para pisar no auditório e evitar assim o constrangimento de encarar um embate justamente no partido onde busca apoio.

1 - Decisivo O PT foi decisivo para a vitória de Rogério Rosso em 17 de abril, na eleição indireta, no plenário da Câmara Legislativa. Com quatro votos, a bancada petista deu vantagem a Rosso ao prometer apoio ao candidato em um eventual segundo turno da eleição. A atitude encurtou o caminho do PMDB para a vitória de Rosso.

Mais quatro convenções

Luísa Medeiros

De hoje até 30 de junho, serão escalados os jogadores à disputa eleitoral no Distrito Federal. O último dia do mês é a data-limite, estabelecida por lei, para a realização das convenções partidárias a fim de escolher os candidatos e as coligações que concorrerão em outubro. Até agora, já estão marcadas 14 convenções, mas ainda há legendas que não definiram data nem local para o evento. Impugnações de candidaturas e mudanças nos rumos das coligações podem surgir a qualquer momento, como ocorreu com a chapa peemedebista encabeçada pelo governador Rogério Rosso. Além da movimentada convenção do PMDB, outras quatro estão marcadas para hoje.

A partir das 9h, estarão reunidos os convencionais do PSol (na Câmara Legislativa); do PSB (no Espaço Cultural da 508 Sul); do PCdoB (no Clube dos Previdenciários, na 712/912 Sul) e do PDT (a partir das 9h, na sede nacional do partido, localizado atrás do anexo do Palácio do Itamaraty). Contrário à réplica no DF da coligação que o partido fechou em âmbito nacional (com PT, PMDB e PSB), o deputado distrital José Antônio Reguffe defende que o PDT lança candidatura própria ao GDF. ¿O fato de estar rebelde coloca em risco até minha candidatura para federal (deputado), mas acredito que há pessoas que não se sentem representadas nem pelo PT nem pelo PMDB¿, criticou.

Calendário

Confira as datas das convenções regionais:

Hoje PMDB PSB PDT PSOL PCdoB

Amanhã PSL

21 de junho PSDC

24 de junho PTdoB

26 de junho (próximo sábado) PRB

27 de junho (próximo domingo) PT PSC PMN PR

29 de junho PTB

Obs.: A convenção do DEM ainda não tem data nem local definidos.