Título: Política fiscal deve ajudar a esfriar pressão inflacionária
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 01/02/2010, Opinião, p. A12

Como era esperado, o governo federal lançou mão de um artifício contábil para cumprir a meta fiscal do setor público para 2009. Conta fechada, o Ministério da Fazenda promete que a realização de um superávit de 3,3% do Produto Interno Bruto (PIB) será a principal arma da política econômica para o exercício de 2010. Essa meta tem um significado simbólico. Superávit de 3,3% do PIB hoje equivale aos 4,25% do PIB dos anos anteriores, dadas as mudanças metodológicas de cálculo do produto, feitas pelo IBGE.

Contorcionismos poderiam ter sido poupados para o cumprimento da meta fiscal de 2009 não estivesse o governo com um pé na crise e outro nas eleições deste ano. Em períodos eleitorais como o atual, os governos, em seus três níveis, costumam ser acometidos de incontrolável vontade de gastar o que têm e o que não têm. Boa parte do déficit de 2009 teria sido evitado, ou pelo menos adiado, fosse outra a postura do presidente da República.

É indiscutível o mérito de várias das ações anticíclicas adotadas para enfrentar a crise global. Mas é fato que a política falou mais alto quando a eleição esteve subjacente ao gasto.

O governo Lula mereceu elogios ao apostar no mercado interno como uma das alternativas, senão a principal, para enfrentar a crise diluviana que se seguiu à quebra do banco Lehman Brothers, em 15 de setembro de 2008.

O mercado interno, reforçado pelos aumentos reais do salário mínimo e pelas políticas de transferência de renda, reagiu e ajudou o país a sair mais rapidamente da crise. No momento que temeu ser tragado por uma recessão brutal, o presidente foi para a televisão pedir ao povo que não parasse de comprar. O preço pago foi a perda de receita decorrentes de algumas das medidas anticíclicas, como a desoneração do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) dos automóveis, de produtos da linha branca e materiais de construção. Mas valeu a pena. A crise e a sensação de crise não foram tão dramáticas quanto se esboçaram no auge do "crash" de 2008.

No final, o superávit ficou em 2,06% do PIB, o pior resultado da década - distante dos 3,3% do PIB originalmente previstos para o ano passado, mas não tanto dos 2,5% estabelecidos ao mesmo tempo em que foram criados os subterfúgios que permitiram aos contadores fechar os livros em 31 de dezembro.

Para cumprir a meta, foi preciso sair catando as moedas dos depósitos judiciais e de dividendos das empresas públicas, além de subtrair gastos com investimentos da despesa total, conforme antecipou o Valor na edição de 26 de janeiro. Só de investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) foram usados R$ 13,9 bilhões.

A empreitada teria sido mais fácil, não fossem as eleições presidenciais no próximo mês de outubro. Antes da crise financeira global, por exemplo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva comprometera-se com aumentos substanciais de salários para a totalidade dos servidores públicos, categoria em geral afinada com o PT.

Lula chegou a ser aconselhado por seus ministros da área econômica, no início de 2009, a adiar os aumentos e negociar novas datas com os sindicatos do funcionalismo, diante da extensão e imprevisibilidade do que estava por vir. Alguns governos estaduais tomaram essa iniciativa, é verdade, nem sempre com êxito. Mas o presidente da República optou por contentar os potenciais eleitores da ministra Dilma Rousseff, nas eleições de outubro, a se submeter ao desgaste político de dizer "não". A política falou mais alto e a folha de pagamentos engordou em R$ 20,8 bilhões de um ano para outro, afora os impactos que ainda estão por vir até 2012.

Como todos os indicadores apontam para um crescimento econômico da ordem de 5% a 6% este ano, não deverá ser tão difícil voltar à meta de 3,3% do PIB sem que o governo seja obrigado a fazer novos contorcionismos. Mesmo num ano em que a política vai dar o tom das ações.

O compromisso anunciado pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, atende a uma demanda expressa pelo Banco Central de ter um auxílio fiscal para esfriar prováveis pressões inflacionárias movidas pelo aquecimento do consumo e, por que não, pela própria radicalização natural dos palanques. Sem isso, o peso do controle da inflação ficará nas costas apenas da política monetária.