Título: Marina paz e amor
Autor: Almeida, Daniela
Fonte: Correio Braziliense, 29/06/2010, Política, p. 4

Diante da estagnação da candidata do PV nas pesquisas, senadora abranda críticas ao governo, mas tenta se afastar do discurso de Dilma

A senadora Marina Silva inaugurou ontem uma nova fase na campanha à Presidência da República. Em palestra para estudantes na Universidade Católica de Santos (UniSantos), Marina tinha como tema Meio Ambiente e Educação. Mas, em seu discurso, a senadora adotou o caminho dos afagos ao governo do presidente Lula e tentou descolar sua imagem da ex-ministra chefe da Casa Civil Dilma Rousseff. Cerca de 200 pessoas acompanharam as palavras da candidata.

A mudança, aparentemente de ordem estratégica, teria sido resultado de uma reunião no fim de semana. Partidários envolvidos na campanha teriam identificado que a estagnação de Marina abaixo dos 10% nas pesquisas que medem os índices de intenção de voto estaria relacionada à identificação do eleitorado da candidata como oposição ao presidente Lula, dono de um índice de aprovação recorde entre a população.

¿Lula provou que é possível crescer e distribuir o bolo ao mesmo tempo. Ele fez muito, mas é preciso fazer mais¿, disse. Ao fim da palestra, a senadora fez referência ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a principal bandeira de Dilma. ¿Se existe um programa que precisamos acelerar é o da educação¿, defendeu, acompanhada do candidato do PV ao governo de São Paulo, Fabio Feldman.

Em coletiva à imprensa, já na Associação Comercial de Santos, a senadora negou que haja uma mudança de rota em sua campanha e afirmou que seu discurso é o mesmo de quando deixou o governo e se filiou ao Partido Verde. Segundo Marina, sua candidatura é na verdade uma alternativa ao embate entre tucanos e petistas. ¿Estamos à frente, não somos opositores.¿

Questionada sobre a possibilidade de angariar votos do ex-governador e candidato do PSDB, José Serra, Marina respondeu que espera conquistar os eleitores que já votaram nos dois partidos e desejam um governo suprapartidário.

Marina estava acompanhada da filha, que passa férias na cidade, e dos sogros, que moram em Santos. Segundo assessores, a senadora assistiu ao jogo com os familiares, após seus compromissos políticos. Em sua visita, Marina lembrou ainda que chegou a morar na região por um ano e oito meses, quando passou por tratamento médico.

SEM PERGUNTAS, NADA DE CNA No fim da tarde, Marina ameaçou não ir a uma sabatina com presidenciáveis promovida pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), prevista para quinta. Alegando desconfiar das regras, a senadora exigiu que as perguntas fossem previamente submetidas a ela para evitar ¿pegadinhas¿. A CNA é presidida pela senadora Kátia Abreu (DEM-TO), líder da bancada ruralista e aliada de Serra. ¿Se não mudarem as regras, não iremos. Sabemos que há certa proximidade da CNA com o PSDB. Por isso, pode pairar dúvida¿, afirmou. Dilma Rousseff, candidata do PT, já avisou que não estará no evento.