Título: Diferença entre Dilma e Serra cai de 21 para 5 pontos percentuais, diz Ibope
Autor: Lima, Vandson
Fonte: Valor Econômico, 18/03/2010, Política, p. A11

A pré-candidata do PT à Presidência, ministra Dilma Rousseff (Casa Civil), cresceu 13 pontos percentuais na comparação entre a pesquisa CNI/Ibope divulgada ontem e o último levantamento do instituto. Dilma, agora com 30% das intenções de voto, está cinco pontos percentuais atrás do governador de São Paulo e provável candidato do PSDB, José Serra, com 35%, três pontos a menos que na pesquisa anterior. O deputado federal Ciro Gomes (PSB) caiu dois pontos e tem 11%. A senadora Marina Silva (PV) manteve o índice de 6% das intenções de voto. É a primeira pesquisa em que a diferença entre e Serra e Dilma não se altera em um cenário sem Ciro.

Na pesquisa estimulada, sem a participação de Ciro, tanto Serra quanto Dilma ganham três pontos percentuais e chegam a 38% e 33%, respectivamente. Os mesmos cinco pontos percentuais separam os dois candidatos em um eventual segundo turno, com vitória do tucano: 44% contra 39% da ministra.

Serra permanece como pré-candidato mais conhecido da população: 65% afirmam conhecê-lo bem ou mais ou menos. Ele tem o menor índice de rejeição, 25%. O índice de conhecimento em Dilma subiu 12 pontos percentuais, saltando de 32% para 44%. Já a rejeição à ministra caiu de 41% para 27%.

Quando questionados sobre a probabilidade do voto, 29% responderam que votariam em Dilma "com certeza"; 27% dos pesquisados afirmaram que votarão em Serra "com certeza". Entre os que declararam que podem votar no candidato, Serra tem boa vantagem sobre Dilma: 39% contra 27% .

Ciro manteve patamares estáveis de conhecimento e rejeição: 45% o conhecem bem ou "mais ou menos", mesmo percentual da pesquisa anterior. Seu índice de rejeição caiu de 33% para 28%. Já Marina segue como a mais desconhecida: 23% disseram conhecê-la bem ou "mais ou menos". O índice de rejeição dela caiu de 40% para 31%. Ainda assim, é o percentual de rejeição mais alto.

A estratégia de colar a imagem de Lula na ministra Dilma tem na pesquisa do Ibope um horizonte que interessa aos petistas: 53% dizem que preferem votar em um candidato apoiado pelo presidente. No entanto, é expressivo o percentual de eleitores que desconhece quem é o candidato do presidente: 58% responderam Dilma, enquanto 39% não sabiam quem é o candidato dele.

Na segmentação por sexo, Dilma passa à frente de Serra entre os homens: 36% contra 34%. O tucano, no entanto, tem ampla vantagem entre as mulheres: 37% contra 25% da ministra. É o eleitorado feminino que mais desconhece o apoio de Lula a Dilma: 44%, 11 pontos percentuais a mais do que entre os homens.

Na pesquisa estimulada, Serra vence em todas as regiões, à exceção do Nordeste. No Sul, Serra tem 36% contra 34% de Dilma.

O Ibope também mediu a aprovação do governo Lula e a confiança no presidente, que ficaram estáveis: 83% e 77%, respectivamente.

Dilma minimizou os resultados: "Vou repetir o que repito: a pesquisa é retrato do momento. Estamos em março, a eleição é em outubro, e ninguém sobe de salto alto", afirmou a ministra ontem, em Monte Alegre de Minas, onde inaugurou obras. Já Serra, disse que não comentará resultados de pesquisas até as eleições. "Não comento pesquisa, nem quando estou disparado nem quando não estou", disse Serra, na sede do governo paulista. "Pesquisa até outubro eu não comento, nunca vou comentar, nenhuma." (Com agências noticiosas)