Título: Supremo nega novo pedido de Daniel Dantas para afastar juiz
Autor: Prestes, Cristine
Fonte: Valor Econômico, 26/03/2010, Política, p. A5

O ministro Eros Grau, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou um novo pedido do banqueiro Daniel Dantas para afastar o juiz Fausto De Sanctis, da 6ª Vara Criminal da Justiça Federal de São Paulo, dos processos contra ele gerados pela Operação Satiagraha, da Polícia Federal. A defesa do controlador do grupo Opportunity pedia, em um habeas corpus, que o Supremo determinasse a suspeição do juiz, argumentando que De Sanctis não é imparcial para julgar os processos.

No início deste mês o Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou o mesmo pedido de suspeição feito pela defesa de Dantas. Os ministros da quinta turma do STJ entenderam que a documentação apresentada pelo banqueiro no habeas corpus não demonstra a parcialidade do juiz. O relator do recurso, ministro Arnaldo Esteves Lima, havia concedido uma liminar em 15 de dezembro dezembro que suspendeu os processos contra Dantas até a análise de mérito do pedido, feita no dia 4 de março. Com isso, as duas ações penais e os inquéritos abertos contra ele voltaram a tramitar na primeira e segunda instâncias da Justiça Federal de São Paulo.

Diante da negativa do tribunal, o banqueiro recorreu ao Supremo, que também negou o pedido. O ministro Eros Grau afirmou, em sua decisão, que as informações apresentadas no recurso, como já havia entendido o STJ, não comprovam a parcialidade do juiz.