Título: Aliado de Temer assume o Ministério da Agricultura
Autor: Zanatta , Mauro
Fonte: Valor Econômico, 31/03/2010, Política, p. A7

Mesmo sem garantias de que será o candidato do PT ao governo de Minas Gerais, o ministro do Desenvolvimento Social, Patrus Ananias, decidiu ontem deixar o cargo para peregrinar pelo Estado na tentativa de reverter o favoritismo de seus concorrentes diretos, o ministro das Comunicações, Hélio Costa (PMDB), e o ex-prefeito de Belo Horizonte Fernando Pimentel (PT). "Sou pré-candidato e vamos trabalhar para viabilizar isso. Mas não pode ser um fim em si próprio. Sozinho, ninguém ganha", afirmou.

A saída de dez dos 38 ministros para a disputa eleitoral de outubro mexeu ontem em várias áreas do governo. Com posse coletiva marcada para hoje, assumem os cargos os executivos Paulo Sérgio Passos (Transportes); Izabella Teixeira (Meio Ambiente); Erenice Guerra (Casa Civil); Márcio Zimmermann (Minas e Energia); Elói Araújo (Igualdade Racial); João Santana (Integração Nacional); e Carlos Eduardo Gabas (Previdência).

Dos novos ministros, sete eram secretários-executivos. Mas dois casos fogem à regra imposta pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na Agricultura, assumirá o atual presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Wagner Rossi. Ele foi indicado pelo presidente do PMDB, Michel Temer (SP), e avalizado pela bancada federal.

A indicação de Rossi abriu uma disputa na Conab entre partidos da base aliada. PT, PTB e PMDB têm candidatos fortes para ocupar a estatal, dona de uma orçamento de R$ 5,1 bilhões para este ano. O PMDB diz que firmou um acordo de "porteira fechada" para a Agricultura. Ou seja, terá direito a trocar todos os cargos que quiser por indicações de filiados ao partido. Mas o PT faz pressão nos bastidores para emplacar um filiado em uma área sensível aos movimentos sociais, como Contag e MST. A escolha de Wagner Rossi foi uma derrota pessoal de Stephanes. Ele defendia arduamente o nome de José Gerardo Fonteles, seu secretário-executivo.

No Ministério do Desenvolvimento Social, a ex-secretária-executiva Márcia Lopes volta como ministra após a saída de Patrus Ananias e de Arlete Sampaio, que concorrerá a deputada distrital em Brasília. Até o início da noite de ontem, não estava confirmado o nome do novo ministro das Comunicações, mas a tendência era a indicação do atual chefe de gabinete, José Artur Filardi Leite.