Título: Impasse sobre suplentes em pauta
Autor: Campos, Ana Maria
Fonte: Correio Braziliense, 05/07/2010, Cidades, p. 20

O ex-governador Joaquim Roriz (PSC) vai tentar hoje aparar as arestas com o PSDB num almoço oferecido em sua casa, no Park Way. Estão convidados o presidente regional da legenda, Márcio Machado, a ex-governadora Maria de Lourdes Abadia, os deputados distritais Milton Barbosa e Raimundo Ribeiro, além de Antônio Barbosa, que integra a executiva regional. Na pauta, as suplências ao Senado de Abadia.

Há um impasse na coligação, uma vez que Roriz convidou para o posto o ex-deputado federal Osório Adriano (DEM) e o Pastor Egmar Tavares (PTdoB), mas havia uma expectativa no PSDB de que a chapa seria toda tucana. Márcio Machado seria o primeiro substituto e Barbosa, o segundo.

O assunto foi discutido ontem em reunião com membros da executiva nacional. Por enquanto, não há solução. A direção regional até ameaça romper a aliança. O problema é que essa decisão deixaria o PSDB isolado, sem possibilidade de fazer coligações proporcionais, o que prejudicaria as eleições de deputados federais e distritais. Não interessa, então, a parte da legenda.

¿Vamos conversar e buscar uma solução para retomarmos o acordo que já estava fechado¿, afirma Márcio Machado. ¿O PSDB é um partido importante. Temos o candidato à Presidência da República¿, argumenta.

A direção do PSDB não está satisfeita com as condições oferecidas ao PSDB, primeiro grande partido a aderir à campanha de Roriz.

O DEM teve a liberdade para indicar o deputado Alberto Fraga ao Senado, escolher seus dois suplentes, Anna Christina Kubitschek e João Batista Machado, e ainda o primeiro substituto de Abadia, que será Osório Adriano. No DEM, por sua vez, também há uma insatisfação.

Nenhum partido da aliança de Roriz aceitou fechar coligação para deputado distrital com o DEM, uma vez que a legenda tem candidatos com grandes condições de competitividade, como Eliana Pedrosa, Raah Massouh e Paulo Roriz, que concorrem à reeleição.

¿Havia um acordo para que o DEM fechasse com o PRTB¿, reclama Fraga. (AMC)

Vamos conversar e buscar uma solução para retomarmos o acordo que já estava fechado¿ Márcio Machado, presidente regional do PSDB.