Título: Campanha vai reduzir expediente na Câmara
Autor: Mader, Helena
Fonte: Correio Braziliense, 05/07/2010, Cidades, p. 19

Mesa Diretora se reúne na quarta-feira para planejar o calendário do segundo semestre. Ideia dos distritais é trabalhar apenas um dia por semana, após o recesso, para eles terem tempo de caçar votos

O prédio da nova sede da Câmara Legislativa, no Setor de Indústrias Gráficas, será inaugurado oficialmente no próximo dia 2, quando os deputados distritais voltam do recesso parlamentar.

Mas os corredores do luxuoso edifício vão ter pouca movimentação até o ano que vem. Com o início da campanha eleitoral, os deputados distritais já se organizam com o objetivo de reduzir o ritmo de trabalho para, assim, terem tempo livre para conquistar os votos dos eleitores. Na próxima quarta-feira, a Mesa Diretora se reúne para definir o horário das atividades no segundo semestre. A maioria quer despachar na Câmara apenas às terçasfeiras e a tendência é que essa ideia prevaleça.

Com um salário mensal de R$ 12,3 mil, os parlamentares trabalharão apenas uma vez por semana até outubro, quando acontecem as eleições. Pouco depois, a Casa entra em recesso novamente para retomar os trabalhos já com os novos deputados distritais.

Dos 24 parlamentares que atualmente estão no exercício dos mandatos, pelo menos 20 vão disputar a reeleição ou tentarão uma vaga na Câmara Federal.

Como os escândalos recentes devem deixar o pleito ainda mais concorrido, os candidatos querem garantir o tempo livre para brigar pelos votos dos eleitores brasilienses.

O presidente da Câmara Legislativa, Wilson Lima (PR), diz que é preciso ser ¿realista¿ para planejar as atividades da Casa durante as eleições. Ele é favorável à realização de sessões somente às terças-feiras, mas quer o aval de toda a Mesa Diretora para oficializar a medida. ¿Temos a obrigação de manter as atividades, não vamos deixar nenhum projeto importante de lado. Mas os deputados precisam participar da campanha porque os candidatos que não são da Câmara estarão nas ruas dia e noite. Se os distritais não puderem fazer o mesmo, a disputa ficará desequilibrada¿, explica o presidente.

Mas Wilson Lima assegura que é possível concentrar os trabalhos às terças-feiras sem comprometer a qualidade do serviço prestado à população. Ele diz que não espera uma reação negativa à agenda restrita. ¿A sociedade vai entender, é melhor fazermos isso Plenário da nova sede da Câmara Legislativa: a partir de 2 de agosto, distritais ocuparão o prédio luxuoso no Setor de Indústrias Gráficas às claras do que enganar o povo, dizendo que todos estarão aqui todos os dias. Se for bem organizado e se todos comparecerem no dia determinado, vai dar para analisar tudo¿, garante o presidente da Câmara. ¿Vamos fazer tudo o que tiver que ser feito, temos que licitar contratos nas áreas de publicidade, segurança e limpeza, além de analisar projetos importantes que o governo mandar. Nada disso vai ser deixado de lado¿, finaliza o presidente do legislativo local.

LDO Antes de entrar de recesso, na última quarta-feira, os parlamentares aprovaram a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e mais 20 projetos de autoria do Executivo em apenas uma sessão. Desde o começo do semestre, eles tinham aprovado apenas 14 propostas enviadas pelo governo. Atualmente, não há projetos de lei de grande relevância para o GDF esperando para ser votados. Antes de sair de férias, os deputados distritais autorizaram a entrada em vigor da nova lei do Passe Livre, além do dispositivo que regulariza a ocupação de becos no Gama ¿ propostas que eram de grande interesse para o governo. Ainda assim, existem 839 projetos de lei em tramitação hoje na Câmara (veja quadro) e que aguardam análise dos parlamentares.

Como em ano eleitoral há muitas restrições ao trabalho do Executivo e do Legislativo, os deputados não poderão apreciar propostas com previsão de reajuste salarial para servidores ou com a criação de novas vagas no funcionalismo público.

Mas os parlamentares terão que analisar assuntos importantes, como o orçamento de 2011. Entre as prioridades para o ano que vem estão a urbanização do Setor Noroeste, a construção de postos policiais e a conclusão de obras já em andamento, como a Torre de TV Digital. A definição dessas metas está prevista na Lei de Diretrizes Orçamentárias e deverá constar também do orçamento.