Título: Indicadores antecedentes sugerem manutenção do crescimento no país
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 20/04/2010, Especial, p. A14

O índice dos indicadores antecedentes dos Estados Unidos, usado para descrever a direção da economia do país nos próximos 3 a 6 meses, teve alta de 1,4% em abril, seguindo elevação de 0,4% em fevereiro e de 0,6% na abertura do ano. O indicador sugere a economia americana continuará crescendo. As informações são do instituto Conference Board e estão disponíveis na página eletrônica do organismo.

" O índice econômico antecedente tem aumentado rapidamente há um ano e a taxa de crescimento de seis meses permanece estável nos meses recentes, liderada pelas melhorias nos indicadores financeiros e de mercado de trabalho " , comentou Ataman Ozyildirim, economista do instituto.

Ele notou que os indicadores sugerem uma lenta recuperação que deve continuar nos próximos meses. " A força da demanda continua sendo a grande questão " , declarou.

Para Jennifer Lee, economista da BMO Capital Markets, o consumo, os dados de emprego e o aumento dos investimentos das empresas em tecnologia mostraram todos uma melhora considerável, o que indicar que a maior economia do mundo deve mesmo manter o crescimento. " Há um ano, eu não acho que ninguém iria ousar prever essa recuperação tão boa da economia americana " , disse ela.

O índice coincidente, referente à situação econômica atual, registrou ampliação de 0,1% e o indicador defasado, relativo ao passado econômico recente, avançou 0,2% em fevereiro.