Título: Parques serão atração para turistas
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 30/04/2010, Brasil, p. A5
Entre um jogo e outro da Copa do Mundo de futebol de 2014, que poderão ter intervalo superior a uma semana, o que farão os turistas estrangeiros que virão ao Brasil? O governo prepara um projeto que oferecerá em média três opções de parques nacionais como destinos aos turistas de cada uma das 12 cidades-sede.
O programa, chamado "Parques da Copa" deverá receber investimentos de R$ 300 milhões da União nos parques, além de recursos federais, estaduais e municipais para investimentos em infraestrutura rodoviária e urbana, e outra quantia significativa de instituições privadas, a quem poderão ser concedidos serviços turísticos, como atendimento a viajantes e hoteleiro.
O projeto está em vias de finalização pelos ministérios do Meio Ambiente, dos Esportes, do Turismo e pelo Instituto Chico Mendes (ICMBio), que é o órgão responsável pelos parques nacionais. Como exemplo desse projeto, os turistas que forem assistir a jogos em Brasília terão pacotes específicos para visitar o parque nacional da Chapada dos Veadeiros, localizado no Estado de Goiás.
Até lá, portanto, o governo deverá melhorar a acessibilidade de, pelo menos, 12 quilômetros de estrada que estão em condições precárias nesse caminho e reforçar as condições de saneamento básico do local.
Outros exemplos de parques que deverão receber estímulos são o da Jureia, no litoral sul do Estado de São Paulo, e o da Tijuca, no Rio de Janeiro. Também deverá haver investimentos para levar os turistas para ver projetos de proteção da fauna, como tartarugas marinhas e peixes-boi. Mas os grandes destaques certamente serão as cidades de Cuiabá (MT) e Manaus (AM), que tiveram o Pantanal e a Amazônia como diferencial para sediarem os jogos.
O presidente do ICMBio, Rômulo Mello, diz que serão aproveitadas unidades de conservação com alta atratividade turística e com previsão legal para visitas. "A biodiversidade brasileira certamente será um forte alvo de interesse dos turistas estrangeiros", afirma. Ele explica que o Hotel Paineiras, localizado no Parque da Tijuca, no Rio, poderá ser terceirizado e restaurado para receber turistas. O modelo de concessão de atendimento ao público adotado recentemente no Parque Nacional do Iguaçu, onde estão as cataratas, deverá ser replicado para outros "Parques da Copa". (DF)