Título: A negociação
Autor: Moreira, Assis
Fonte: Valor Econômico, 05/05/2010, Brasil, p. A3
Mercosul e União Europeia começaram a negociar há 15 anos. Os encontros começaram em 1995 e a negociação foi bloqueada em 2004 em meio a uma forte divergência sobre concessões agrícolas, do lado europeu, e industriais do lado do bloco econômico do Cone Sul.
A UE é o maior parceiro comercial do Mercosul, sendo o destino de 20,7% de suas exportações no ano passado. O bloco exportou ¿ 35 bilhões para a União Europeia, numa queda de 27,1% em relação a 2008. Por sua vez, o Mercosul importou da União Europeia ¿ 27,2 bilhões, numa queda de 18,8%. Segundo Bruxelas, nos últimos quatro anos até a crise ser deflagrada, as exportações europeias vinham aumentando 15% anualmente em direção do Mercosul.
A Comissão Europeia destaca o enorme potencial de crescimento do Mercosul. O PIB da região, de ¿ 1,3 trilhão, é superior ao de países como a Coreia do Sul, Índia e Rússia. A expansão econômica tem variado de 4% a 6% no Brasil e de 6% a 9% na Argentina, enquanto está estagnada na Europa. O Mercosul é um parceiro mais importante para a União Europeia do que o Canadá e Coreia. A Europa tem mais de ¿ 165 bilhões de investimentos no Mercosul. É mais do que os europeus investiram na China, Índia e Rússia juntos.