Título: Fim do prazo para inscrição de chapas
Autor: Santos, Leonardo; Rothenberg, Denise
Fonte: Correio Braziliense, 05/07/2010, Política, p. 4

Com o núcleo da base aliada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Minas reunido depois de longo embate dentro do PT, seguido de disputa entre PT e PMDB, peemedebistas, petistas e o PCdoB formalizam hoje, último dia para o registro de candidaturas na Justiça eleitoral, a chapa majoritária encabeçada pelo senador e exministro das Comunicações Hélio Costa (PMDB). Batizada de ¿Todos por Minas¿, uma referência à unidade do grupo de Lula no estado, a coligação de Hélio Costa, que tem como vice Patrus Ananias (PT), ex-ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, terá cerca de 39% do tempo da propaganda eleitoral gratuita. Os candidatos ao Senado são Fernando Pimentel (PT) e Zito Vieira (PCdoB).

No campo tucano, o governador Antônio Anastasia, candidato à reeleição, encaminhará o registro de sua chapa hoje, depois de uma longa costura que reuniu, sob o guarda-chuva da coligação ¿Sou Minas Gerais¿, 13 legendas que lhe garantirão aproximadamente 60% do tempo da propaganda eleitoral gratuita. Os partidos em apoio à reeleição de Anastasia são PSDB, PP, DEM,PPS,PTB,PDT,PSB,PSC, PSL, PSDC, PMN, PRB e PR. Destes, estão na base aliada de Lula e já declararam apoio à candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, PDT, PSB, PRB e PR. O vice da chapa é o presidente da Assembleia Legislativa, Alberto Pinto Coelho. Os candidatos ao Senado são Aécio Neves (PSDB) e Itamar Franco (PPS).

Com chapa pura, o PV indicou o deputado federal José Fernando para concorrer ao governo de Minas.

O vice dele é o vereador Leonardo Mattos. Os verdes não lançarão candidato ao Senado. Com uma bancada federal eleita em 2006 de apenas 13 parlamentares, os verdes terão, na distribuição proporcional do tempo do horário eleitoral gratuito, menos de um minuto, dividido em dois blocos, três vezes por semana.

Pelo menos quatro outros candidatos de pequenas legendas vão concorrer às eleições ao governo de Minas. O PSTU vai concorrer com Vanessa Portugal, professora municipal. Já o PCO lançará Pedro Paulo de Abreu Pinheiro (Pepê) ao governo. O PSOL lançará Luiz Carlos Ferreira.